Num momento em que o País tem que lidar com diversos impactos negativos causados ao meio ambiente, como as queimadas que assolam o Sul e Sudoeste de Minas e o desmatamento desenfreado na Amazônia, o dia de hoje se torna ainda mais necessário para uma reflexão sobre a importância da árvore em nosso cotidiano. Nunca foi tão importante defendê-las como agora!
Infelizmente, não há o que se comemorar neste Dia da Árvore! Minas enfrenta a pior temporada de incêndios florestais em uma década. Desde o início do mês, até a última sexta-feira (17), já são 3.681 queimadas no estado, mais do que o registrado em todo o mês de setembro do ano passado. Se levarmos em consideração todo o ano de 2021, o estado já soma 8.341 focos, o 4º estado com o maior número de focos de queimadas do País. Proteger as nossas árvores e florestas é um dever de cada um de nós! Ao presenciar alguém começando um incêndio em nossas florestas, denuncie: ligue 181!
A foto que ilustra este texto é de quando o deputado estadual Ulysses Gomes inaugurou uma creche no município de Juruaia. Na ocasião, o parlamentar plantou uma árvore por ela simbolizar novas oportunidades e esperanças, que só serão possíveis se preservarmos o mundo em que vivemos!