Pouso Alegre sediará o Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FOPEMIMPE), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. A reunião para a apresentação dos trabalhos aconteceu na última semana, em Itajubá. O Diretor Municipal de Indústria e Comércio, Alexandre Fleming e o 2º vice-presidente da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (ACIPA), Silvio dos Reis, representaram Pouso Alegre durante a reunião e colocaram a cidade a disposição para sediar o Fórum.
O Superintendente do Governo de Minas, Fernando Passalio de Avelar, conduziu as discussões e explicou sobre a funcionalidade da entidade. A Analista da Regional Sul do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Tata Beraldo, também participou da atividade, assim como representantes de diversas cidades do Sul de Minas.
Os responsáveis pelos municípios que pretendiam sediar o Fórum apresentaram as propostas. Em seguida, foi realizada votação e Pouso Alegre foi eleita a cidade sede para as atividades nos próximos dois anos.
O Sul de Minas foi dividido em nove núcleos, sendo Pouso Alegre o maior, com mais de 30 municípios. A finalidade dos núcleos é dinamizar as ações, visto que a região é composta por mais de cem municípios.
Alexandre destacou a importância de Pouso Alegre sediar o FOPEMIMPE. “A Prefeitura não tem medido esforços para facilitar na abertura de novas empresas no nosso município, levando cerca de cinco dias o processo. Além disso, nos últimos anos nossa cidade se destacou por seu desenvolvimento, atraindo empresas de grande, médio e pequeno porte, gerando emprego e renda, oferecendo mais oportunidades e ao mesmo tempo garantindo qualidade de vida aos cidadãos”, destaca.
O FOPEMIMPE foi implantado em 2008, com o intuito de contribuir com a promoção da competitividade e estimular à inovação dos pequenos negócios mineiros. O Fórum é a instância governamental estadual competente por cuidar dos aspectos do tratamento diferenciado e favorecido destinado às microempresas e empresas de pequeno porte.
Para ampliação das ações, o Governo de Minas quer contar com as prefeituras, associações comerciais, câmaras de dirigentes lojistas, sindicatos, agências regionais de desenvolvimento e outras entidades representativas e de apoio aos pequenos negócios com atuação regional.