Notícias

Deputado é escolhido para presidente da Comissão do Acordo de Mariana

Nesta quarta-feira (15/03), Ulysses Gomes foi escolhido para presidir a Comissão Extraordinária de Acompanhamento do Acordo de Mariana na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A Comissão Extraordinária foi criada pela ALMG no dia 9 deste mês para acompanhar as negociações sobre a repactuação do Acordo de Mariana, com a finalidade de assegurar a devida reparação dos danos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão da mineradora Samarco há quase 8 anos. O objetivo é debater, obter informações e cobrar celeridade na assinatura de um novo acordo que restaure os prejuízos socioambientais e socioeconômicos.

A tragédia aconteceu em 5 de novembro de 2015 na cidade de Mariana, central do estado, deixando 19 mortos e um rastro de destruição ao longo da bacia do Rio Doce, que chegou até o litoral do Espírito Santo. Em março de 2016, foi assinado o Acordo de Reparação dos impactos, celebrado pela União, pelo Estado de Minas Gerais, pelo Estado do Espírito Santo e pelas empresas Samarco, BHP Billiton e Vale. Contudo, neste ano, devido aos atrasos, descumprimentos de cláusulas e incertezas quanto ao término do processo, foi criada a Comissão Extraordinária a fim de elaborar um novo acordo para o efetivo cumprimento do que foi prometido. Assim, durante a reunião do dia 15, o deputado Ulysses foi selecionado por seus colegas para ser presidente do órgão colegiado e Jean Freire para vice-presidente.

Em declaração à emissoras de TV, o líder do Bloco Democracia e Luta afirmou que a Comissão vai defender os interesses do povo mineiro.

“A gente tem que dar resposta à sociedade mineira, em especial, ao povo de Mariana e do distrito de Bento Rodrigues, obviamente Minas Gerais e o Espírito Santo que também foi atingido. Não temos dúvida da importância, da responsabilidade dessa nossa comissão.”

“Esse levantamento vai ser levado ao Governo Federal, ao ministro da Casa Civil que vai fazer parte desse acordo, que vai coordenar esse processo (…) é princípio e compromisso o atendimento dos atingidos e o ressarcimento a essa população”

Ulysses Gomes, Presidente da Comissão Extraordinária da Acompanhamento do Acordo de Mariana da ALMG

No dia seguinte, quinta-feira (16/03), a Comissão Extraordinária aprovou um requerimento de audiência pública feito pelo presidente que ainda não tem data marcada. Na ocasião, serão ouvidos as instituições públicas participantes e os representantes dos atingidos e das entidades da sociedade civil envolvidas nas negociações. Isso inclui a representação da Samarco e das controladoras Vale e BHP Billiton, além da Renova, fundação criada pelas mineradoras para reparar os estragos causados pelo rompimento.

Cadastre-se e fique por dentro do nosso mandato!

Iniciar conversa
Oi podemos ajudar???