Está acontecendo hoje em Varginha a inauguração da 2ª Companhia de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, com o Helicóptero Arcanjo, que atenderá toda região do Sul de Minas. A aeronave, que ficará no 9º Batalhão de Bombeiros Militar, terá a parceria do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que manterá no mesmo hangar uma equipe para atender as ocorrências.
O deputado estadual Ulysses Gomes comentou que é uma grande satisfação ter essa aeronave em operação, o que consolida a importância do serviço do SAMU na região. “Nós ajudamos no processo de tirar o SAMU do papel”, disse o deputado, lembrando que o governo Pimentel, tão logo que assumiu o Estado, colocou em prática a implantação do SAMU, que se arrastava sem êxito no governo anterior.
Equipada com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) a aeronave, em cada missão, também pode transportar até seis profissionais entre bombeiros, médico, enfermeiro, piloto e co-piloto.
Através da parceria entre o Corpo de Bombeiros e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Minas (CISSUL/SAMU). Além de atendimentos de urgência o helicóptero possibilitará a captação e transporte de órgãos.
Além do de Varginha, em Minas o Corpo de Bombeiros possui mais dois helicópteros que estão no Batalhão de Operações Aéreas, em Belo Horizonte.