O governador Fernando Pimentel inaugurou, na manhã desta quinta-feira (28/04), em Varginha, a 2ª Companhia de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar, que recebeu o helicóptero multimissão Arcanjo para atender toda a região Sul de Minas. Acompanharam a cerimônia deputado Ulysses Gomes, representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, e mais de 30 prefeitos.
O novo helicóptero prestará serviços de atendimento aeromédico, combaterá a incêndios florestais e auxiliará no salvamento em locais de difícil acesso. A aeronave é mais um compromisso que foi anunciado na instalação do Fórum Regional de Governo – Território Sul, em Pouso Alegre, pelo governador Fernando Pimentel e que agora é concretizado.
“Esse helicóptero foi uma das demandas que surgiram, aqui no ano passado, quando a gente fez o fórum. A maior demanda era equipar melhor o Samu, que tinha começado justamente em janeiro daquele ano. Essa é a primeira aeronave que a gente desloca para fazer o trabalho do Samu junto com os Bombeiros. E eu acho que é de fato uma referência”, afirmou o governador.
Para o deputado Ulysses Gomes, a aeronave em operação é uma “grande satisfação” e que consolida a importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na região. “Nós ajudamos no processo de tirar o consórcio Samu do papel”, lembrou o parlamentar, mencionando ainda que o governador Pimentel tão logo assumiu o Estado colocou em prática o projeto, que se arrastava no governo anterior. O consórcio no Sul de Minas é o maior Samu do Brasil, atendendo 152 cidades.
Equipada com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), o helicóptero, em cada missão, também pode transportar até seis profissionais entre bombeiros, médico, enfermeiro, piloto e co-piloto.
De acordo com o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (CISSUL), que gerencia o Samu da região, e prefeito de Monte Sião, João Paulo Ribeiro, neste pouco mais de um ano de funcionamento já foi possível garantir um atendimento de mais qualidade, com melhor uso dos recursos públicos. “Foi através do senhor, governador, que pudemos inaugurar o Samu. E somos o primeiro consórcio a receber a aeronave. Muitos não acreditavam em um Samu no Sul de Minas e, em tão pouco tempo, tem um helicóptero multisserviços. Temos que bater palma para esse governo”, afirmou.