A expectativa é de que 190 mil jovens do ensino médio público em Minas Gerais sejam beneficiados
O deputado estadual Ulysses Gomes esteve presente nesta terça-feira (19/3) na solenidade que formalizou a adesão do estado de Minas Gerais ao programa “Pé-de-Meia”, criado pelo Governo Federal. O evento aconteceu na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, Capital Mineira, e contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o ministro da Educação, Camilo Santana.
A iniciativa do Governo Federal é destinada a promover a conclusão e permanência dos estudantes nas escolas, além de democratizar o acesso ao ensino e reduzir o índice de desigualdade entre os jovens matriculados no ensino médio no Brasil.
Em Minas Gerais, o programa tem expectativa de beneficiar cerca de 190 mil alunos matriculados no ensino médio, de todas as redes públicas do estado, totalizando um investimento de R$ 545,6 milhões.
Para Ulysses, a adesão ao programa é de grande importância aos estudantes mineiros e possibilitará aos alunos, que antes abandonavam a escola para sustentar a família, uma chance de estudar e garantir uma renda que ajudará nas despesas da casa, além de ser uma iniciativa do governo Lula que traz de volta a educação de qualidade no Brasil.
“O governo que já transformou a educação em nosso País, com programas importantes, como o Prouni, o Pranatec e o Fies, agora busca mais uma alternativa para garantir igualdade entre os alunos da rede pública. Não temos dúvidas de que esse programa será fundamental para nossos jovens, auxiliando na redução da evasão escolar e garantindo uma educação de mais qualidade”, disse o deputado.
O ministro Camilo Santana também expressou em sua fala a importância da iniciativa. “Nosso desejo é acabar com a evasão do ensino médio brasileiro. Claro que essa é uma política que se conecta com outras políticas. Hoje, 480 mil alunos, aproximadamente, dados do último Censo, saíram da escola em um ano, seja no primeiro, no segundo ou no terceiro ano do ensino médio. Ou seja, nós perdemos quase meio milhão de estudantes em um ano no Brasil. Esse número significa que precisamos fazer algo forte para evitar isso. Por isso, se justifica um programa como o “Pé-de-Meia”.
A previsão é de que os alunos de Minas Gerais recebam o benefício a partir do dia 26 de março, sendo que não há necessidade de realizar inscrição. Serão contemplados com a ação estudantes de baixa renda, inscritos no Bolsa Família e no CadÚnico do governo federal.