Notícias

Boa prática: Poço Fundo castra animais para prevenir abandono

castração

Em dois anos de parceria entre a Prefeitura de Poço Fundo e o a Clínica do Pet Shop Mascote, cerca de 240 animais fêmeas de rua já foram castradas. A castração consiste em uma cirurgia feita em cães e gatos para impedir que se reproduzam sem controle. O método, assim como a conscientização, é importante para impedir a superpopulação de animais de rua e a morte de muitos deles devido aos maus tratos.

“Além do apoio da Prefeitura, são financiadas mais 30 castrações de animais por mês, entre gatos e cachorros machos e fêmeas. Em alguns meses, chegamos a castrar 50 animais. Eu creio que hoje não há nenhuma fêmea de rua que precisa ser castrada na cidade, mas quando percebemos um animal novo na rua, a gente já pega e castra. Agora, a gente têm conseguido castrar muitos cães da zona rural, o que é muito difícil. É por isso que deve haver uma conscientização. Acho que as pessoas já entendem melhor, já houve uma mudança muito boa, mas anda tem muitos que abandonam animais nas estradas”, afirma a veterinária Nayara, responsável pelas castrações.

A castração pode ser feita a partir dos 2 meses de idade. Para as fêmeas é recomendado castrar antes do primeiro cio. A cirurgia diminui drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas, do câncer de mama, útero, próstata e testículos.

Cadastre-se e fique por dentro do nosso mandato!

Iniciar conversa
Oi podemos ajudar???