Compartilhamos uma matéria do site O Melhor do Sul de Minas sobre ecopontos criados em cidades da região. Aproveitamos para parabenizá-las pela iniciativa. Você pode ler o texto neste link também:
https://www.omelhordosuldeminas.com/iniciativas-ecologicas-cidades/
Pneus que não são mais utilizados pela população agora tem o seu destino certo. Algumas cidades do Sul de Minas estão com o projeto Ecoponto, local indicado para descartes corretos de matériais que podem se transformar em foco da proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.
Em Pouso Alegre, o Ecoponto foi instalado e a prefeitura adota medidas com objetivo de preservar e repreender a degradação do meio ambiente.
Desde o mês de setembro de 2015, foram recebidos no galpão do Ecoponto mais de 13 mil pneus, o que também tem contribuído para o controle e diminuição dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti no município. Os pneus são enviados para a empresa de reciclagem Reciclanip, de São Paulo, que realiza a destinação final adequada.
Os interessados em dar um destino correto aos pneus que não serão mais usados, podem levar diretamente ao barracão do EcoPonto, localizado a Rua Ana Frozina de Souza, 131, Bairro Foch. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3449-4244.
Três Pontas
A inauguração do Ecoponto Municipal de Três Pontas aconteceu na sexta-feira (20), localizado no Centro de Eventos Wagner Tiso. Com capacitado para receber grande número de pneus inservíveis, atenderá melhor a legislação ambiental na logística reversa de pneus. A coleta será realizada por servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que mantém convênio com a ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, que fazem a logística de forma gratuita ao município. Em contrapartida, o município fornece o barracão para armazenamento dos pneus e afins.
Descarte de óleo
Em Itajubá, o projeto de Ecoponto, criado pelos alunos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), foi o primeiro ecoponto para descarte de óleo no município. O projeto “Itajubá de olho no óleo” foi realizado em parceria com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) e com a Associação de Catadores de Reciclagem (Acimar). A população pode descartar seu litro de óleo próximo à portaria principal do campus universitário. O ecoponto tem como objetivo conscientizar as pessoas para o descarte correto do óleo de cozinha usado, sem descartar na pia, solos ou em aterros sanitários.
Varginha
Em janeiro um importante passo na preservação ambiental foi dado: é o projeto de recolhimento de óleo, que já tem a aprovação da Câmara Municipal. O secretário municipal do Meio Ambiente, Joadylson Barra Ferreira, explica que o objetivo é, “oferecer ao consumidor uma alternativa prática e sustentável para o correto descarte do óleo vegetal usado, com pontos estratégicos de recolhimento na cidade”. Já nos estabelecimentos com maior geração de óleo usado, como restaurantes e escolas, serão instaladas bombonas (tambores plásticos). A coleta será periódica e o produto será destinado para Companhia Reciclagem Óleo Usado (CROU), onde a refinadora tratará dos devidos procedimentos corretos de descarte. O secretário ainda ressaltou que nos próximos dias já terá um posicionamento dos locais onde os pontos de coleta serão implantados.
Lidiane Reis Gonçalves