Após ampla divulgação das necessidades que a Santa Casa de Misericórdia de Itajubá passava pela falta de recursos para custear suas despesas, a diretoria anuncia e agradece o repasse de R$ 500 mil (quinhentos mil reais) referente a uma emenda parlamentar indicada pelo deputado estadual, Ulysses Gomes. “Reconhecemos, agradecemos e valorizamos imensamente a disposição do deputado Ulysses Gomes, que além da indicação, interferiu junto aos órgãos públicos do Estado, alcançando em tempo a liberação do recurso, haja vista que o mesmo não tinha um prazo fixado para liberação, como ocorre com todas as emendas”, diz a nota oficial divulgada pela entidade.
O deputado explica que foi procurado, no final de 2015, pelos diretores da Santa Casa e que eles apresentaram a previsão orçamentária para 2016, indicando um cenário instável e insustentável para a permanência de alguns serviços. “O atendimento do Pronto Socorro 24 horas corria o risco de ser interrompido em 2016 por falta de dinheiro. Conseguimos uma emenda de R$ 1 milhão (um milhão de reais) para os custeios e agora conseguimos fazer o repasse de 50%”, diz Ulysses.
Esse recurso, liberado dia 2 de junho, permitirá ainda uma redução do déficit financeiro em que a Santa Casa se encontra, e extinguirá, por um certo tempo, a possibilidade de não atender na maternidade pelo SUS. “Por determinado período, e ante este novo cenário, movidos pelos sentimentos de agradecimento e esperança, anunciamos que o atendimento via SUS em nossa maternidade será mantido e continuaremos lutando em busca de maior participação do Poder Público Municipal, de novas emendas dos poderes Estadual e Federal, bem como de parcerias com empresas privadas, tudo para mantermos nossos serviços oferecidos à população de Itajubá e região, com humanização e resolutividade”, diz a superintendente da entidade, Renata Alvarenga, que assina a nota.