O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta terça-feira (23/8), o projeto de lei de autoria do deputado Ulysses Gomes que institui a Semana Estadual das Juventudes, a ser realizada, anualmente, de 12 a 18 de agosto. Em audiência pública da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude, no mesmo dia, com representantes de movimentos jovem, o PL 2.868/15 foi apresentado e aprovado também por eles.
“A Semana da Juventude é um espaço para a gente poder socializar melhor as construções entorno das pautas que defendemos e também de conhecer e evidenciar novos espaços. É um espaço importante que a juventude ocupe, que é o espaço legislativo”, ressaltou o coordenador de Juventude do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais, Bruno Alves Chaves.
Para Daniela Nunes Moura, de 16 anos, militante da União Colegial de Minas Gerais e membro do Grêmio Estadual Central, a juventude tem mesmo de ocupar o espaço onde as leis são discutidas. Ela lamenta a maneira com que o assunto é conduzido atualmente. “Infelizmente, temos uma educação que mais nos ensina a obedecer do que a pensar, a construir um pensamento crítico. O papel do Grêmio é ajudar os alunos nisso. Acredito que se a juventude tiver mais incentivo, poderemos construir uma sociedade melhor”, explicou.
Participando da audiência, o deputado Ulysses destacou seu contentamento de poder propor e efetivar ações pelos jovens. “Compartilho, primeiramente, minha satisfação nessa Comissão, da qual tive a oportunidade de aprovar o meu primeiro projeto de lei, que foi a inclusão do tema Juventude nela”, afirmou.
“É importante que nós tenhamos um governo que abra as portas, que apresente programas e propostas. Mas nada é melhor do que construir isso com a juventude. Eu espero, com a aprovação desse projeto, com a iniciativa importante do Governo de Minas, que nós possamos aprofundar ainda mais, contando com a garantia do debate da juventude na saúde, no turismo, na educação, na geração de empregos, na segurança e em vários eixos que a juventude quer participar”, concluiu.
Representando o secretário estadual de Direitos Humanos Nilmário Miranda, o subsecretário de Juventude Miguel Ângelo Monteiro Andrade informou que a construção de um Plano Estadual de Juventude, com a participação dos jovens e interessados, está sendo planejado já para o próximo ano.