Notícias

Governo de Minas oferece cursos profissionalizantes em todo Estado

prof

Com objetivo de ampliar a oferta de educação profissional, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) criou a Rede Estadual de Educação Profissional. Desde agosto, 107 escolas aptas a atender demandas identificadas no plano de atendimento já disponibilizam cursos em 13 áreas (até dois por escola) nas 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Nessas escolas, se matricularam 14.257 alunos que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio. A partir deste mês de outubro, o curso de Enfermagem também passa a fazer parte do cardápio de opções profissionalizantes.

As ofertas dos cursos técnicos em Administração, Agente Comunitário de Saúde, Cooperativismo, Informática, Informática para Internet, Logística, Marketing, Recursos Humanos, Secretaria Escolar, Secretariado, Serviços Públicos, Transações Imobiliárias, Enfermagem e Massoterapia observaram as limitações orçamentárias e capacidade física de atendimento. Por necessidade de laboratório específico, o curso de Enfermagem será incorporado à rede, ainda neste mês, após a SEE adquirir todos os equipamentos. O processo de aquisição encontra-se em andamento.

Como explica Rafael Morais, da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Profissional da SEE, a proposta é que sejam criados centros de referência em educação profissional, iniciando pelas escolas Polivalentes (83 no estado), acrescidas de outras cinco com ensino exclusivamente profissional, em Belo Horizonte (Bairro Horto), Brazópolis, Itajubá, Teófilo Otoni e Caxambu. A ideia é que se somem às outras que já possuem infraestrutura adequada para receber a modalidade de ensino profissionalizante.

O Sul de Minas também recebe dezenas desses cursos em várias cidades. Para o Superintendente Regional de Educação de Itajubá, Adilson Francisco dos Santos, esses cursos possibilitam a inserção dos alunos no mercado de trabalho. “Os cursos profissionalizantes são uma tendência hoje em dia e colaboram muito para que o aluno saia do curso preparado para o trabalho. Oferecemos milhares de vagas e ainda temos uma grande lista de espera, o que comprova a eficiência e eficácia do ensino”, afirma.

Cursos

Os cursos têm duração de três semestres, no período de um ano e meio. Cada escola teve a oportunidade de indicar até dois cursos que são oferecidos em duas modalidades: concomitante ao Ensino Médio, abrigando alunos de outras escolas; e subsequente, para quem já concluiu o Ensino Médio, inclusive para alunos não oriundos da rede pública. As escolas poderão optar também pela formação de turmas mistas. Os recursos são exclusivos do tesouro estadual.

Cadastre-se e fique por dentro do nosso mandato!

Iniciar conversa
Oi podemos ajudar???