Notícias

Cirurgias de reconstrução de mama são realizadas no Sul de Minas

outubro_rosa

Como parte das comemorações do movimento ‘Outubro Rosa’, cirurgias de reconstrução mamária serão realizadas em algumas cidades do país. No Sul de Minas, Poços de Caldas (MG) e Pouso Alegre (MG) vão participar do projeto.

A ação faz parte do 2º Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária, coordenado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), para tentar agilizar as cirurgias feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de devolver a autoestima às pacientes que venceram o câncer de mama.

As pacientes que participarão do mutirão já foram selecionadas e realizaram previamente todos os exames necessários para a cirurgia.

“As pacientes que serão submetidas à reconstrução de mama, elas têm que ser avaliada por um cirurgião plástico para a escolha da melhor técnica, da melhor cirurgia. Ela pode fazer a cirurgia ao mesmo tempo da mastectomia, da retirada da mama, ou posteriormente. Temos a opção de utilização de prótese de silicone, a utilização de expansores ou a utilização de cirurgias que não utilizam prótese de silicone ou esses expansores, como é o caso da paciente de hoje que será submetida à cirurgia que utiliza pele e gordura do abdômen para a reconstrução da mama”, explicou o cirurgião plástico Eduardo Bachin.

 

Números no Brasil
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tumor na mama é o segundo tipo mais comum de câncer registrado entre mulheres no Brasil e no mundo – atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A doença responde por cerca de 25% dos novos casos de câncer registrados todos os anos. Só no Brasil são 50 mil novos casos diagnosticados a cada ano.

A previsão é que pelo menos 842 procedimentos sejam realizados em 98 hospitais do país. Ao todo, 18 unidades da federação que contam com uma regional da entidade participam da ação. São eles: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

 

Com informações do G1.

Cadastre-se e fique por dentro do nosso mandato!

Iniciar conversa
Oi podemos ajudar???