Para não correr esse risco de atrasos, os inscritos estudantes devem ficar atentos aos horários para garantir a chegada nos locais de prova. Neste ano, nos dois dias de provas (5 e 6 de novembro), os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília/DF). As provas terão início às 13h30.
Já dentro dos estabelecimentos onde vão realizar as provas, os candidatos passarão pela coleta de dado biométrico nos dois dias de aplicação do exame. A coleta será realizada pelo chefe de sala durante a aplicação. Também serão utilizados detectores de metais para evitar fraudes. Esses motivos reforçam ainda mais a necessidade de o candidato se programar e chegar com antecedência aos locais de prova.
Atitudes simples como ficar atento ao horário de verão e evitar baladas no dia anterior do exame podem evitar transtornos.
1- CONHEÇA O LOCAL DE PROVA
Confira no cartão de confirmação da inscrição onde será seu local de prova e vá conhecer o local antes do dia do exame. Procure as melhores rotas e meios de transporte
2- TRANSPORTE PÚBLICO E RUAS FECHADAS
Caso opte por ir até o local das provas por transporte público, fique atento aos horários. Aos fins de semana, as empresas costumam reduzir a frota e os horários podem ser diferentes de um dia para o o outro. Aos domingos algumas ruas podem ficar fechadas, chegue com antecedência.
3- SEPARE OS ITENS NECESSÁRIOS
Um dia antes das provas, já separe a carteira de identidade, o cartão de confirmação do Enem e caneta preta com tubo transparente. Não se esqueça também de deixar organizados itens como dinheiro para passagem, chaves do carro, carteira, garrafa de água ou lanche.
4- EVITE DORMIR TARDE
Nos dias que antecedem as provas, procure dormir cedo, para acordar cedo, par ter uma boa noite de sono. Importante também se alimentar bem.
5- SAIA COM ANTECEDÊNCIA
Programe-se para chegar com uma hora de antecedência nos dias dos exames, ou seja, no horário de abertura dos portões.
Fonte: Portal Brasil