Notícias

Com 210 mil seguidores, estudante de Extrema faz sucesso com resumos do Enem

 

4

No próximo final de semana milhares de brasileiros farão o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Sempre é bom contar com a ajuda dos famosos resumos. Pensando nisso, uma estudante de Extrema criou a página “Pré-vestibulando Desesperado” para colaborar com resumos de diversas matérias que cairão no Enem. A página de Jade Miranda Becari, de 18 anos, foi criada há menos de 15 dias e já na manhã desta quarta-feira (2) reunia nada menos do que 210 mil seguidores, todos “famintos” pela coleção de esquemas escritos a mão publicada quase diariamente.
“Nem tudo é meu. Hoje, conto com a ajuda de duas outras estudantes para administrar a página. Como está muito corrido, com a proximidade do Enem, e procura pelos resumos está grande, criei uma comunidade na internet do ‘Pré-Vestibulando Desesperado’ para que mais gente consiga colaborar com os estudos”, conta a futura professora de História.

Partilhando conhecimento
Foi com a disciplina História que surgiu o “Pré-Vestibulando Desesperado”. Determinada a seguir carreira como professora da área, Jade resolveu compartilhar em seu perfil pessoal na internet os resumos que havia feito para revisar a matéria. “Eu achei que teria no máximo uns 20 compartilhamentos”, conta ela que era, até então, acompanhada por pouco mais de 700 amigos virtuais.
A postagem do dia 16 de outubro, no entanto, rendeu quase 30 mil compartilhamentos, mais de 15 mil comentários e outros 8 mil seguidores para a adolescente. Uma repercussão inesperada, mas estimulante para quem pretende fazer do lecionar um objetivo de vida.
Do perfil, os resumos passaram para uma página oficial no dia 19 de outubro e em quatro dias mais de 100 mil estudantes acompanhavam cada postagem, que não ficou restrita a apenas uma matéria. Matemática, biologia, física, português. Jade logo ganhou reforço.
“Muita gente começou a mandar seus próprios resumos. Acredito que hoje já tenhamos mais de 80 pessoas contribuindo com o ‘Pré-vestibulando’. A Brenda, uma das primeiras a enviar resumos, virou administradora da página. Depois chegou a Beatriz e aí criamos também a comunidade para que qualquer pessoa compartilhasse seus estudos sem depender de um administrador para postar”, conta.
Os seguidores são só agradecimentos diante de tanta dedicação. “Sabe o que eu vejo em uma página assim, além de álbuns de resumos? Eu vejo união, vejo caridade, solidariedade. Isso faz a gente ter mais esperança no mundo, sabe?”, escreveu uma internauta. “Graças à página de vocês, estou com esperança de passar em Medicina. Muito obrigada”, comentou outra.
“Muita gente vem elogiar a página por estarmos dispostas a ajudar. Acabou virando uma ajuda. Depois que passar o Enem, pretendo continuar com os resumos, fazer vídeo-aulas. Se eu passar em História, provavelmente, ficarei mais focada a assuntos ligados a essa disciplina. A ansiedade está grande, com a prova e com a página”, admite Jade.

Dicas para o Enem
Para Brenda, criar resumos também se tornou um exercício de cidadania. “Nessa época de vestibular, as pessoas se tornam muito individualistas. Todo mundo vira concorrente. Mas eu acho que não. Cada um tem o seu lugar guardado. A gente tem que ajudar sim as pessoas que têm menos possibilidade de estudo e deixar o meio acadêmico menos elitizado”, afirma.
E às vésperas de uma das mais importantes provas para acesso à universidade no país, previstas para serem aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro, as pré-vestibulandas são unânimes em recomendar: revisão de matérias só até quinta-feira (3).”Eu frequento cursinho preparatório”, conta Jade. “Eu estudo no esquema de aula dada, aula revisada. Agora a fase é de revisão mesmo. O que tem a gente estudou durante o ano já foi aprendido. Sexta-feira (5) é dia de descansar.” Otimista com a dedicação e o foco que manteve durante todo o ano, Brenda afirma que tranquilidade é o melhor “esquema” para ir bem no exame. “A dica que eu deixo é a seguinte: fique tranquilo, dê o seu melhor, faça uma alimentação saudável antes da prova, não coma nada pesado. Na sexta-feira, descanse. Não encha a sua cabeça com matéria nova. Esse é o momento de revisar, não de adquirir matérias novas”, observa. “Por mais que tenha estudado pouco aquilo, aquele pouco pode ser o necessário para a gente adquirir a sua vaga. Eu achava que era uma pessoa que jamais poderia prestar um vestibular, porque eu não entendia nada, só tirava nota vermelha, e eu vi, com o tempo, que, com determinação foco, com a ajuda dos pais, a gente pode chegar aonde a gente quiser, aonde a gente sonhar”, garante.

Gostou da iniciativa? Curta a página e tenha mais alguns métodos de estudo até o dia do exame.
Confira: https://goo.gl/36MYuH

Fonte: G1 Sul de Minas

Cadastre-se e fique por dentro do nosso mandato!

Iniciar conversa
Oi podemos ajudar???