Notícias

Artesanatos de Maria da Fé e Três Corações estão entre os campeões do Prêmio Sebrae Top 100

Minas Gerais foi o estado com maior número de unidades produtivas de artesanato vencedoras da 4ª edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. Treze artesãos, cooperativas e associações mineiras foram destacados pelo Sebrae como os melhores do país. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 23 de novembro, Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro.

Nesta edição da premiação, dos 2.145 inscritos em todo o país, 309 eram mineiros. Dos 100 vencedores, 13 foram de Minas Gerais, maior número de selecionados no estado desde a primeira edição do prêmio, em 2006.

Os vencedores mineiros foram: Cooperativa Mariense de Artesanato / Gente de Fibra (Maria da Fé), Osvaldo Inácio de Souza (Três Corações), Brasil Pitanga Arte Rustica (Carangola),  Fio Brasil (Muzambinho), Cooperativa de Trabalho, Produção e Comercialização, Cooperativa de Trabalho, Produção e Comercialização (Betim),  Essamulher Acessórios de Moda (Belo Horizonte) , José Roberto dos Santos (Antonio Carlos), Fernanda de Castro Carvalho (Prados), Maria de Lourdes Rosa de Freitas (Ouro Preto), Divino Ofhício Artesanato (Lagoa Dourada), João Batista Ferreira Anjos Anjos (Santo Antônio do Leite), Mario  Pereira Teles (Divinópolis) e Moises Silva (Tiradentes).

Os vencedores foram avaliados pela banca formada por cinco jurados ligados ao segmento: Adélia Borges, designer e curadora da exposição de lançamento do CRAB, Origem vegetal; Saulo Barreto, diretor do Instituto de Pesquisa em Tecnologia e Inovação (IPTI); Márcio Waked, sócio-proprietário da Bio Far Trade (empresa de comercialização de artesanato); Humberto Campana, designer da marca Irmãos Campana; e Dorotéa Naddeo, especialista em gestão de projetos de artesanato.

Entre os critérios analisados pelos jurados estão:  práticas de inovação, qualidade dos produtos, identidade e compromisso cultural, embalagem, condições de trabalho, sustentabilidade ambiental, organização da produção, adequação econômica dos produtos, práticas comerciais, responsabilidade social e planejamento e gestão.

A cerimônia de premiação acontecerá em agosto, no Rio de Janeiro. Além do reconhecimento nacional, os 100 vencedores terão oportunidade de expor seus produtos em quatro eventos comerciais de expressão nacional. Eles poderão ainda usar o selo “Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato – 4ª Edição” até o final de 2019 e divulgar seus trabalhos no catálogo da premiação.

Nos dois dias posteriores à cerimônia, 24 e 25, será realizado um encontro de negócios onde os representantes das unidades vencedoras irão negociar a venda dos seus produtos com 50 compradores nacionais e 11 internacionais, vindos da Europa e  dos Estados Unidos, levados ao CRAB por um acordo de cooperação geral firmado entre o Sebrae e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

 

sem-titulo-1

Cadastre-se e fique por dentro do nosso mandato!

Iniciar conversa
Oi podemos ajudar???