Conhecido como a “Suiça Mineira”, o distrito de Monte Verde, em Camanducaia completa hoje (29/11) 66 anos de fundação. Apesar do fundador do distrito, Verner Gringberg, ter chegado a Monte Verde bem antes, por volta de 1938, a data oficial de fundação do distrito só foi instituída a partir de 1950, ano da venda dos primeiros lotes que deram origem ao local. Em meio à Serra da Mantiqueira, distrito é cheio de opções de lazer. Região é conhecida pelas baixas temperaturas e arquitetura europeia. Uma ótima opção para turistas que desejam um clima de inverno e com lindas paisagens e atividades diversas.
O deputado Ulysses Gomes reconhece a importância turística para nossa região. “Monte Verde é um lugar maravilhoso, um dos grandes potenciais turísticos da Serra da Mantiqueira. Sempre que posso estou presente em Monte Verde, seja a trabalho ou lazer. Temos realizado uma parceria entre o prefeito Edmar Dias, o governador Fernando Pimentel e com o secretário de Governo, Odair Cunha que tem dado certo. Estamos dispostos a continuar trabalhando por Camanducaia e seus distritos”, afirma o deputado.
Compromisso com Monte Verde
Nos últimos anos Ulysses destinou algumas importantes conquistas para Camanducaia e em especial para Monte Verde. Na Saúde destinou duas academias de ruas (uma do lado da Biblioteca e outra na Praça da Cohab). Em Infraestrutura foram conquistados mais de R$ 1 milhão para pavimentação de ruas e calçamento da avenida Sol Nascente e recuperação da ponte que liga Camanducaia a Monte Verde (LMG-8866). Na Educação, em parceria com o governo de Minas a Escola Estadual Verner Grinberg receberá R$ 350 mil por meio do Programa Escola Sustentável. Na Cultura acompanhou o processo de concessão de patrocínio do Natal Cultural e do Festival Gastronômico.
“Camanducaia tem contado com todo o apoio do deputado estadual Ulysses e do secretário de Estado de Governo Odair. Com a nossa parceria e muito trabalho, diversos recursos chegaram por meio de emendas parlamentares e do diálogo direto com o Governo de Minas. Esses investimentos estão trazendo resultados concretos na Saúde, Educação, Infraestrutura, Cultura e Esporte em benefício da nossa população. A presença e o apoio deles são fundamentais para o desenvolvimento da nossa cidade”, reconhece o prefeito de Camanducaia, Edmar Dias.
Confira aqui mais ações do deputado para Camanducaia: https://goo.gl/UnC116
Monte Verde: uma história de muito charme
Monte Verde comemora oficialmente o aniversário de sua fundação no dia 29 de novembro. A data foi instituída por ter sido nesse dia que, em 1950, o Sr. Verner Grinberg vendeu os primeiros terrenos de sua fazenda, iniciando o loteamento que mais tarde daria origem à vila Monte Verde
Para o pequeno vilarejo mineiro, que na década de 80 ainda era conhecido por poucos e nem sequer constava nos mapas oficiais, foi uma curta trajetória até se transformar em um dos mais famosos e procurados destinos turísticos do Brasil.
O motivo de tanto sucesso? Apesar da rápida ascensão para a fama, Monte Verde seguiu o caminho da simplicidade, mantendo-se como um refúgio onde o que impera é o sossego e o contato íntimo com a natureza. A comparação com sua vizinha Campos do Jordão sempre foi inevitável: situadas nos cumes da Serra da Mantiqueira e próximas uma da outra, ambas possuem o mesmo clima frio e o mesmo estilo europeu que atrai tantos turistas. Por causa disso, durante muito tempo Monte Verde foi considerada uma “nova Campos do Jordão”. Mas a vila nasceu e seguiu um caminho bem diferente.
Monte Verde se originou e cresceu quase que exclusivamente graças à iniciativa particular de seu fundador. Quando chegou à região, em 1938, Verner Grinberg encontrou aqui exatamente o que procurava: um lugar cujo clima e belezas naturais lembravam a sua terra natal na Letônia (então república da extinta União Soviética). Foi amor à primeira vista. Depois de comprar o primeiro lote e se mudar com a família, ele adquiriu mais terras e ampliou a fazenda que, mais tarde, viria a ser transformar na vila Monte Verde. As belezas naturais da região chamaram a atenção de amigos, parentes e conterrâneos, que logo começaram a comprar lotes e a formar um povoado. A fazenda começava a se transformar em uma vila.
Escondida entre as montanhas e com acesso difícil por terra (a estrada só foi asfaltada no fim dos anos 80), a pequena vila cresceu devagar e pouco mudou durante décadas. Em nome da tranquilidade, por muito tempo os próprios moradores preferiram que as ruas e a estrada permanecessem de terra, o que acabou contribuindo para a preservação do meio ambiente e das belezas naturais da região. A vida dos poucos habitantes era simples e até mesmo a energia elétrica era um luxo: o Sr. Verner possuía o único gerador da vila, que era movido por uma máquina a vapor e acionava os equipamentos da sua serraria. Às 18 horas, no final do turno de trabalho, o gerador era convertido para a população e continuava funcionando até as 22 horas.
Foi apenas em 20 de julho de 1969 que a rede elétrica chegou a Monte Verde, curiosamente no mesmo dia em que os primeiros homens desembarcaram na superfície da Lua. Como relíquia daqueles tempos, a máquina a vapor foi restaurada e hoje se encontra em exposição na avenida principal. Até o final dos anos 80, Monte Verde ainda permanecia um destino para poucos: percorrer os 37 quilômetros de estrada de terra até a vila era um desafio que só os mais românticos e aventureiros aceitavam encarar. Era um tempo em que os frequentadores eram quase sempre os mesmos e todos os veículos possuíam o adesivo da loja Alpina, que se tornou como que um símbolo local.
A vila foi ficando cada vez mais famosa: tema de reportagens em revistas e jornais, Monte Verde era frequentemente comparada aos Alpes e exaltada pelas belezas naturais e pela tranquilidade que o local proporcionava. Na década de 90, o aquecimento do Turismo levou a um crescimento inevitável: hoje o acesso é fácil e a vila conta com uma ampla infraestrutura turística. Mas Monte Verde continua sendo um refúgio para quem busca a tranquilidade, a beleza natural e o clima romântico das montanhas.
Fontes: Prefeitura de Camanducaia / Guia Monte Verde
Fotos: Assessoria de Comunicação Camanducaia