A ONG Grupo Dispersores, que está sediada em Brazópolis, está cadastrando proprietários rurais dos municípios de Brazópolis, Paraisópolis, Gonçalves, Piranguinho, Piranguçu, Itajubá, Delfim Moreira, Pedralva, Santa Rita do Sapucaí e Wenceslau Braz interessados em preservar suas nascentes.
Os interessados receberão, através do projeto ‘De Olho nos Olhos – Proteção e Recuperação de Nascentes’, mourões, arame farpado, mudas de árvores nativas, entre outros insumos, para cercar e reflorestar suas nascentes, contribuindo assim com a preservação da água em sua propriedade.
Para se cadastrar basta enviar um e-mail para cadastro@dispersores.org manifestando interesse, que a ONG vai entrar em contato. Telefone (35) 98418-3050.
A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) e a ONG Grupo Dispersores assinaram, em outubro de 2016, um Termo de Cooperação Técnica para a recuperação de 157 hectares da Mata Atlântica e 200 nascentes no Sul de Minas. A parceria válida até dezembro de 2018 e concretizada junto ao Projeto Plantando o Futuro, vai beneficiar 31 municípios da região.
O deputado Ulysses Gomes lembra que o programa do Governo de Minas, ‘Plantando o Futuro’, coordenado pela Codemig, já nos primeiros quatro meses de atuação (a publicação do Decreto 46.974 foi em 22 de março), atingiu mais de um quinto da meta estipulada, que era o plantio de 30 milhões de mudas de árvores de diversas espécies em cerca de 20 mil hectares. “Por meio de parcerias, convênios e licitações, como este feito com o Grupo Dispersores, conseguiram a produção e o plantio de mais de 6 milhões de mudas de árvores. Representa a recuperação de, aproximadamente, 4 mil hectares, equivalente a mais de 20% do objetivo final”, comentou.
No site www.plantandoofuturo.mg.gov.br é possível saber mais detalhes.
O projeto
“De Olho no Olhos – Proteção e Recuperação de Nascentes” foi idealizado pela ONG e prevê o plantio de 130 mil mudas de árvores nativas na Área de Proteção Ambiental (APA) Fernão Dias, na Serra da Mantiqueira e na Região do Alto da Bacia do Rio Sapucaí, o que também compreende as Bacias dos Rios Jaguari e Piracicaba. Para a recuperação de nascentes, serão utilizadas técnicas de restauração ambiental, como proteção (cercamento do entorno das nascentes com moirões e arame farpado em um raio de 50 metros) e revegetação.
Sobre a ONG
O Grupo Dispersores é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada no município de Brazópolis/MG no ano de 2004, onde é reconhecida como entidade de utilidade pública e esta inscrita nos cadastros estadual e nacional de entidades ambientalistas (CEEA e CNEA).
O foco da entidade está voltado à instalação gradativa de um programa intitulado “Veias D`água” que busca preservar e recuperar áreas degradadas dentro da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí, através de reflorestamentos, produção de mudas nativas e da educação ambiental, conscientizando e mobilizando a população pela preservação ambiental e pelo uso correto e racional dos recursos naturais, fundamental para se viver em um ambiente de forma sustentável, proporcionando assim qualidade de vida à população.
Leia mais em: www.dispersores.org