Nos últimos dez anos, o Ensino Público no País deu um salto significativo, tanto no nível técnico, profissionalizante, quanto no superior e pós-graduação. Mais cursos, mais vagas, mais alunos ingressantes. No Sul de Minas, a ampliação acompanhou o ritmo do País e o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), em 2015 e início de 2016, recebeu 3.700 estudantes nos 37 novos cursos de nível técnico, superior e de pós-graduação criados pela instituição. De acordo com a Pró-reitora de Ensino, a previsão é de que somente estes novos cursos gerem mais de 5.100 vagas até 2019.
Representante do Sul de Minas na Assembleia Legislativa do Estado, o deputado Ulysses Gomes destaca a importância desta informação e acredita que esta ação do governo na Educação Pública é das mais importantes diferenças na comparação com governos anteriores. “Pra quem gosta de comparações, os dados sobre o crescimento e o fortalecimento do Ensino Público nos nossos governos são inquestionáveis. Acreditamos na escola pública forte e acessível. Quem antes não tinha a oportunidade de estudar por falta de recursos tem hoje uma escola pública à sua disposição em todo canto do Sul de Minas e no Brasil”, frisou o deputado.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas oferta cursos na modalidade presencial e a distância desde o ensino técnico, cursos superiores e pós-graduação. A atuação abrange todo o Sul de Minas, em unidades localizadas nas cidades de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Três Corações e Carmo de Minas, além de mais de 40 polos de rede nas cidades onde o instituto não possui sede própria.
De acordo com pró-reitor de Ensino, o professor Carlos Alberto Machado Carvalho, o IFSULDEMINAS seguirá a ampliação de sua grade de cursos. “Mais 3 cursos estão em processo de criação, sendo 2 de nível técnico e uma graduação, o que deverá aumentar ainda mais a oferta de vagas neste ano de 2016”.
Para o reitor, o professor Marcelo Bregagnoli, a criação de novos cursos e consequente ampliação de vagas faz parte de um esforço contínuo para o crescimento do IFSULDEMINAS. “Além dos novos cursos, temos a oferta de vagas nos cursos que já consagramos. Ao todo, foram mais de 7.600 alunos aprovados nos processos de seleção de 2015: Vestibular, SISU, Pós-graduação e Ensino a Distância (EaD)”.
Texto: Informações do IFSULDEMINAS, com alterações da Assessoria do Deputado Ulysses Gomes.