A Escola Móvel Sesi/Senai divulgou notícia da formação de 23 pedreiros da cidade de Congonhal, no Sul de Minas, que tem 12 mil habitantes. Eles foram qualificados em curso realizado pelo Sistema Fiemg, a Federação das Indústrias de Minas Gerais.
O programa da Fiemg chega a cidades onde não há unidades do Sesi nem do Senai, que é o caso de Congonhal. Os moradores têm acesso a cursos de capacitação em diversas áreas. A escola móvel permanece por 30 dias na cidade.
O deputado Ulysses Gomes comentou o programa. Ele, que é formado em Metalurgia pelo Senai e teve a oportunidade de cursar em Itajubá e Pouso Alegre, afirmou que também ficou satisfeito em ver que parte dos pedreiros formados em Congonhal irá investir o conhecimento adquirido em uma ação social. Eles participarão da construção de uma casa para uma família carente da cidade. “Isso é muito importante, uma ação ao mesmo tempo social e educativa. Um bom exemplo” disse ele que cumprimentou o município e o Sesi/Senai.
A escola móvel do Sesi Senai oferece, entre outros, os cursos de de iniciação profissional de Costureiro do Vestuário, Pedreiro de Alvenaria, Mecânica de Motos, Panificação, Confecção em Couros, Manutenção em Máquinas de Costura e Eletricista Predial. O programa também oferece cursos de educação continuada, como Educação Ambiental e Sustentabilidade e, Atendimento ao Cliente, Auxiliar Administrativo, Secretariado e outros temas de interesse geral, dentre os quais, as Oficinas de Artesanato para geração de renda.