Foi inaugurada nesta sexta-feira (17) a obra de ampliação da unidade de trabalho Montec (Montagem de Produtos Eletrônicos) do Presídio Regional de Itajubá. Com a ampliação do galpão, passarão de 48 para 65 presos trabalhando em parceria com a Montec na montagem de peças eletrônicas como cabo de redes, filtro de linhas, entre outros.
O desembargador Francisco Kupidlowski (Secretário de Administração Prisional) representou o governador Fernando Pimentel na cerimônia, que teve também a presença do deputado estadual Ulysses Gomes. Após a inauguração do novo galpão, eles também visitaram a linha de montagem, a área de tecelagem, padaria, almoxarifado e as salas de aula, bem como as obras de ampliação do presídio que foram retomadas pelo governador e aumentarão as vagas da unidade de 302 para 608. Esta ampliação da Montec faz parte das atividades de ressocialização dos detentos. “Todas estas ações são fundamentais para a ressocialização dos detentos. Além disso, o Governo de Minas está investindo em todas as esferas da segurança, garantindo um compromisso com a sociedade mineira”, destacou o desembargador Francisco Kupidlowski.
De acordo com o deputado Ulysses Gomes estas atividades são fundamentais para reinserir o detento na sociedade. “Elas ajudam na recuperação e na ressocialização dos detentos na sociedade. Através do trabalho, do estudo e de outras atividades, o detento tem melhores condições de se readaptar na comunidade”.
Ampliação do presídio
O governador Fernando Pimentel retomou as obras de ampliação do Presídio de Itajubá, onde irão ser construídos quatro novos galpões, ampliando as vagas de 302 para 608 e desafogando a superlotação da unidade.
Em 2013, através de emenda parlamentar do deputado Ulysses Gomes foi construído o Salão Família, que é um espaço reservado para receber os familiares e visitantes dos presos. Também foi instalado um dormitório para os detentos em regime semi-aberto e entregue materiais esportivos para uso dos presos.
Ulysses também visitou as obras do batalhão da Polícia Militar em Itajubá. Confira a matéria clicando aqui.