O Samu Sul de Minas está comemorando dois anos de funcionamento em 153 cidades da região, o que abrange 2,6 milhões de pessoas. Nestes dois anos, já foram mais de 100 mil atendimentos de urgência e emergência realizados. No total, o Governo de Minas já investiu mais de R$61 milhões na compra de equipamentos e material de consumo, bem como o custeio mensal para manter a rede em funcionamento.
A rede do Samu Sul de Minas é composta por uma sede em Varginha e outras 34 bases descentralizadas na região, que realizam atendimentos de urgência e emergência por intermédio das 44 ambulâncias do serviço, 35 de suporte básico e 9 de suporte avançado com estrutura de UTI e também um helicóptero. Atuam no serviço do Samu Sul de Minas 560 colaboradores e 29 hospitais credenciados na rede de urgência e emergência.
Claudinei Possi, 40 anos, sofreu um grave acidente de moto em 2015 e relata o atendimento do Samu. “Fiquei seis dias no CTI. Devo minha sobrevivência primeiro a Deus, e em segundo lugar à equipe do Samu, que, com sua agilidade e profissionalismo, salvou a minha vida. Aplaudo o trabalho do Samu, que é de extrema importância”.
Maria do Rosário Silva, 68 anos, acredita que o neto Juan Luiz da Silva, de 10 anos, só sobreviveu a cinco picadas de escorpião graças ao serviço aeromédico do Samu. Moradora de Ilícinea, ela conta que não havia o soro antiescorpiônico na cidade. “O Samu o buscou e o levou para o local onde ele foi resgatado pelo helicóptero e depois para o hospital. Se tivéssemos que ir de carro, não sei se daria tempo. Meu neto ficou três dias internado. Só tenho a agradecer, que Deus conserve esse Samu, para salvar muitas vidas aqui na nossa região”.
O Samu Sul de Minas é um compromisso firmado pelo Governo de Minas na atual gestão que está em pleno funcionamento, beneficiando toda a população da região com mais agilidade e qualidade no atendimento de urgência e emergência. O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, e o deputado estadual Ulysses Gomes se empenharam diretamente para esta conquista. “O Samu Sul de Minas é um dos compromissos assumidos pelo governador Fernando Pimentel que está sendo realizado e beneficia 153 cidades do Sul de Minas. A nossa região era muito carente no atendimento de urgência e emergência e o Samu vem realizando um trabalho de excelência, atendendo inclusive com um helicóptero. Em dois anos, foram mais de 100 mil atendimentos, melhorando a saúde para toda a população sulmineira”, destaca Ulysses Gomes.
Fonte: Agência Minas