Os agricultores do Sul de Minas têm motivos para comemorar! Itajubá recebeu um caminhão isotérmico e Poço Fundo, Monte Sião e Delfim Moreira receberam kits feira, beneficiando e fortalecendo a agricultura familiar.
O veículo e os kits foram entregues pelo Governo de Minas na terça-feira (7), durante uma cerimônia no Palácio da Liberdade em Belo Horizonte, por meio de indicação do deputado estadual Ulysses Gomes e do secretário de Estado de Governo, deputado federal Odair Cunha, e fazem parte do Projeto de Apoio às Feiras Livres da Agricultura Familiar (Aqui tem Feira!) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda).
“O Governo de Minas está empenhado em ajudar o homem do campo investindo na infraestrutura e melhorando as condições de trabalho. O caminhão e os kits feira são fundamentais neste processo e vão auxiliar a produção agrícola da região!”, afirma o deputado Ulysses Gomes.
Em seu discurso, o governador ressaltou que a agricultura é um dos principais setores responsáveis por “ajudar o Brasil a não mergulhar nessa crise terrível que estamos atravessando”. E lembrou que, em Minas Gerais, a agricultura familiar é responsável por boa parte da produção agrícola e geração de renda e empregos.
“Para quem não entende de Minas Gerais, esta entrega de hoje pode parecer pouco importante – mas não é. O trabalho da agricultura familiar é muito importante para Minas Gerais. Somos um estado que tem vocação inequívoca para a agricultura, e estamos apoiando a agricultura familiar porque ela está se modernizando, ganhando contornos tecnológicos e facilitando também o acesso ao mercado. Minas Gerais não tem de vergonha de ser um estado também agrícola. Temos o lado industrial, da mineração, mas temos, acima de tudo, a nossa vocação agrícola. Temos de ter muito orgulho e apostar nisso”, afirmou.
Já o secretário de Governo, deputado Odair Cunha, destaca a valorização da agricultura familiar no governo Pimentel. “Com a doação do caminhão e dos kits, o governador garante mais infraestrutura e suporte para os agricultores familiares comercializarem seus produtos, ampliando a renda da agricultura familiar e dinamizando a economia local.”
O caminhão isotérmico será utilizado para o transporte adequado de alimentos da agricultura familiar em atendimento às demandas de alimentação de escolas públicas, entidades assistenciais e mercados institucionais públicos. O veículo, com capacidade de transportar 4,5 toneladas, ajuda a combater um dos entraves para a ampliação do acesso da agricultura familiar aos mercados consumidores: a logística de distribuição de alimentos. Já o kit feira é um conjunto composto por dez barracas, 20 jalecos, 60 caixas plásticas e duas balanças digitais, que serão utilizados como suporte para os trabalhadores da agricultura familiar em suas feiras.
Em 2016, o governo estadual entregou cerca de 190 kits feira livre para 140 municípios de Minas Gerais com recursos do tesouro e de emendas parlamentares de deputados estaduais e federais e, nos últimos dois anos, entregou 11 caminhões isotérmicos, um investimento de cerca de R$ 1,2 milhão, realizado em parceria com o governo federal. O Projeto de Apoio às Feiras Livres da Agricultura Familiar (Aqui tem Feira!) tem contribuído para ampliar a renda no campo com investimentos que chegaram a quase R$ 2 milhões no ano passado.