A Delegacia Virtual da Polícia Civil de Minas Gerais completou três anos de funcionamento. Ela é um serviço de registro de ocorrências criado pelo Governo de Minas, disponível para computador e celulares, que permite ao cidadão registrar ocorrências de Acidente de Trânsito Sem Vítima, Desaparecimento e Localização de Pessoas Desaparecidas, Danos Simples, e Perda de Documentos e Objetos Pessoais, para fatos ocorridos em Minas Gerais, no prazo de até 30 dias. Durante seus três anos de existência, quase 600 mil ocorrências foram registradas. Para utilizar a Delegacia Virtual é simples: basta acessar o site delegaciavirtual.sids.mg.gov.br
O ambiente virtual foi criado com o objetivo de diminuir o número de registros presenciais feitos nas delegacias e nos postos de atendimento da Polícia Militar, reduzindo, assim, o tempo de espera para registro das demais ocorrências nas unidades policiais. O estado também ganha com a iniciativa. Além de combater a subnotificação de registros, o serviço gera economia de insumos, energia e materiais utilizados nas delegacias, quando o registro é feito pessoalmente.
O registro de ocorrências na Delegacia Virtual é feito por meio do preenchimento de formulários que são apresentados na tela. Após o envio dos dados ao sistema, a ocorrência passará por uma triagem. Em até 15 minutos será emitida uma mensagem, informando o número do Reds, bem como a forma de acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social (Sids), para imprimi-lo.
O documento pode ser usado para fins de acionamento da seguradora, comprovação de extravio de documentos e outros fins. Uma equipe de policiais e analistas trabalha em esquema de plantão, na sede da SIIP, atuando 24 horas na triagem dos registros recebidos.
Com informações da Agência Minas
Foto: Omar Freire/ Imprensa MG