A Expocafé 2017 começou na quarta-feira (17/5), em Três Pontas, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Reunindo mais de 150 expositores, a 20ª edição do evento expõe equipamentos que ainda não chegaram ao mercado e soluções para pequenos e grandes produtores de café. É esperado um público de 20 mil visitantes e cerca de R$200 mil devem ser negociados durante a exposição.
Presente desde a primeira edição da feira, a Pinhalense guardou o lançamento da máquina Terrena para a Expocafé, que poderá ser usada ainda nesta safra. A máquina tracionada recolhe o café do solo por meio de cabos de aço, independente do declive ou perfil da propriedade, com destaque para a tecnologia embarcada, que dispensa a esteira.
A Penagos do Brasil escolheu a Expocafé para lançar mundialmente o secador Eco Dryer, já disponível para venda nas versões de 5, 10 e 15 mil litros. Segundo o diretor da empresa, Eduardo Chaves, aliado ao descascador, o equipamento termina o processo de secagem do café em no máximo 24 horas – quatro vezes mais rápido que os tradicionais, segundo Eduardo – e atende pequenas propriedades e microprodutores. Participamos das principais feiras do Brasil, mas elegemos a Expocafé para as grandes novidades. Aqui está nosso principal público”, ressalta.
Estreando na feira, a Titã Eletrocomerciais, de Araraquara (SP), trouxe a cafeteira industrial Coffee Line que faz até cinco litros de café moído, utilizando coador de pano para preservar o exigente paladar dos apreciadores de café. A máquina é livre de chumbo, tem isolamento de temperatura e, por isso, permite a adesivagem externa, personalizando a utilização. “Recebemos inúmeras visitas no primeiro dia e nossa expectativa é realizar bons negócios na Expocafé”, espera o gerente comercial Fernando Martinez.
Programação
Nesta quinta-feira (18/5), das 9h às 17h, será realizada a dinâmica de máquinas na lavoura cafeeira do Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Três Pontas. Em 13 estações de campos, cafeicultores poderão conferir o funcionamento de máquinas e equipamentos como roçadeira, atomizador, carreta adubadeira, soprador, derriçadeiras, podadeiras, colhedoras, dentre outros.
Também integram a programação os minicursos sobre “cultivares de café e produção de mudas para sistema orgânico”, que será ministrado pela pesquisadora da Epamig, Waldênia Moura, e “elaboração de vinhos finos no Sul de Minas”, que será orientado pela enóloga do Núcleo Tecnológico Epamig Uva e Vinho, Isabela Peregrino. As inscrições para a dinâmica e minicursos são gratuitas e podem ser feitas no estande da Epamig, organizadora da Expocafé 2017.
Fonte: Agência Minas