Estudantes e professores de duas escolas estaduais de Cachoeira de Minas estão em Washington, capital dos Estados Unidos, representando o Brasil no torneio de robótica First Global Challenge.
O estudante Nathan da Silva Bueno (do 1º ano do Ensino Médio), e o professor de matemática, Juraci Dimas de Oliveira, da Escola Estadual Cônego José Eugênio de Faria; e a estudante Sofia Mariana Costa de Oliveira, (do 9º ano do Ensino Fundamental) acompanhada da professora de educação física, Marcella Figueiredo Matos, ambas da Escola Estadual Senador Bueno de Paiva, participam da competição. O grupo faz parte da equipe de garagem TILT (Tecnologia, Inovação, Liderança e Trabalho), fundada em 2010 e composta por oito integrantes.
A FIRST Global organiza um desafio anual de robótica internacional para incentivar o interesse pela Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática entre mais de dois mil milhões de jovens em todo o mundo. A instituição lança um desafio de robotização onde uma equipe de cada país é convidada a participar de um evento robótico global que construa pontes entre alunos do ensino médio com diferentes origens, línguas, religiões e costumes.
Para 2017 o tema do desafio é “Fornecer acesso à água Limpa”. Para participar deste torneio o grupo recebeu um kit contendo peças para a montagem do robô e teve que construí-lo e programá-lo para o desafio. As equipes vencedoras ganham troféus e medalhas. A competição vai de 15 a 18 de julho e conta com equipes de 160 países.
A Equipe TILT participa há sete anos do torneios de robótica, sendo que já conquistou o titulo de campeão da etapa mineira nos anos de 2010 e 2011, prêmio de “Pesquisa inovadora” em 2012, “Melhor Programação” em 2013, vice campeonato no festival Internacional de Robótica e o prêmio de “melhor Robô” nesta mesma etapa do torneio em 2014. Em 2016, a Equipe TILT participou do WRO (World Robots Olympiad), considerada a maior olimpíada de robôs do mundo, e conquistou o 3º lugar na etapa nacional do torneio conseguindo uma vaga para a etapa internacional na Índia. No WRO, na Índia, conquistou o 27º lugar do total de 60 países.
Fonte: Secretaria de Estado de Educação