Incentivar a participação e envolvimento dos jovens na política do nosso Estado. Esse é um dos objetivos do Parlamento Jovem, da Assembleia Legislativa, cujas atividades para a edição de 2018 já começaram. Trinta e quatro Câmaras Municipais estiveram presentes no curso de formação introdutória ao projeto, voltado a coordenadores e a representantes que nunca participaram, oferecendo orientações para ajudá-los a iniciarem suas caminhadas.
Foram apresentados a estrutura do projeto, as etapas, o formato de parceria com o modelo em rede, a ajuda mútua e o quanto a troca de experiências é importante para o desenvolvimento da iniciativa. Os participantes também aprenderam como organizar a formação dos estudantes e a matriz metodológica que fundamenta o projeto.
A última etapa de formação acontece em dezembro, quando os representantes das câmaras municipais, tanto novatos quanto participantes de edições anteriores, recebem os direcionamentos finais e enviam o termo de adesão ao projeto. A partir disso, ocorre, em cada município, a preparação e a implantação do PJ Minas, com a mobilização dos estudantes a partir de fevereiro.
Fonte: ALMG