Condecoração é promovida pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos. Solenidade acontece na Assembleia de Minas.

Carrancas, Congonhal, Dom Viçoso, Fama, Gonçalves, Ingaí, Minduri, Olímpio Noronha, São João da Mata, Serranos e Turvolândia representaram a região do Sul de Minas no Prêmio Mineiro de Direitos Humanos. A condecoração foi concedida pela primeira vez no Estado e reconhece os municípios que tiveram índice zero de homicídios nos últimos dez anos. O prêmio é promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, de acordo com os registros da Polícia Militar e da Secretaria de Estado de Saúde. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (10/12/15), data dos 67 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A prefeita de Gonçalves, Maria de Lourdes das Neves – Lourdinha, como é conhecida – afirmou estar muito honrada com o prêmio que reconhece uma política de segurança pública que atua em rede. “Uma década sem registro de homicídio em Gonçalves é resultado de um trabalho em rede de todas as estruturas da Prefeitura”. De acordo com a prefeita, as associações de bairro, polícia militar, conselho tutelar e demais conselhos, agem em sintonia, evitando duplicidade de ações e focados na prevenção.
A prefeita Lourdinha destaca que a implementação de conselhos possibilita a participação de cerca de 90% da população gonçalvense nas decisões. Ela ainda ressalta que há preocupação também com os visitantes, já que Gonçalves é uma cidade turística. “Queremos que nossa cidade também seja boa para quem chega em busca de descanso, lazer”, afirma.
Uma das principais ações de sua gestão é o estímulo ao esporte para todas as faixas etárias. “É o carro chefe da administração. Nosso objetivo maior é investir no ser humano”, avalia.
O deputado Ulysses Gomes cumprimentou as administrações desses municípios pelo marco alcançado. “São referência na prevenção à violência. Investem em áreas essenciais para o cidadão e a sociedade. Recebam meus parabéns”, elogiou.
Como premiação, o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, entregará aos prefeitos um acervo de livros, para que os municípios modernizem ou iniciem biblioteca pública, além de computadores, doados pela Fundação Banco do Brasil. Ao todo, 33 cidades mineiras receberão a gratificação.
Além da ALMG, são parceiros na realização do evento a Associação Mineira de Municípios (AMM), a Cemig, o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e o Movimento Minas Pela Paz.
Fonte: Assessoria de Comunicação Deputado Ulysses Gomes