55 cidades do Sul de Minas foram representadas. Secretário estadual de comunicação do partido, deputado Ulysses Gomes destaca poder de organização.
No último sábado (7/11/15), Itajubá sediou a 2ª etapa do Encontro Regional do PTMG – Sul de Minas, que teve a presença do presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Rui Falcão; do secretário estadual de Governo, Odair Cunha; e do secretário estadual de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda. O evento contou com cerca de 400 pessoas, entre militantes, apoiadores, prefeitos, vices e vereadores, totalizando 55 cidades da região sendo representadas.
Um dos organizadores do evento, o deputado estadual e secretário de Comunicação do PT de Minas, Ulysses Gomes, destacou, em seu discurso, a união da militância e o fortalecimento do partido. “São 20 encontros a serem realizados em todo o estado de Minas Gerais, o que comprova a força do nosso partido, que vem confrontando esse momento de crise com crescimento. Não tenho dúvidas de que este encontro regional é um acerto da direção estadual. Distribuímos as lideranças para que possamos fazer um debate construtivo e trocarmos experiências com os companheiros”, analisou.
Também 1º-secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Ulysses relatou aos participantes a organização da bancada do PT e o desafio de governar um estado grande como Minas com uma dívida deixada pela administração anterior somada à crise mundial econômica. “Temos de orgulhar de tudo o que construímos e termos força para enfrentar os desafios. Este encontro é a prova do nosso poder de mobilização, da força coletiva que sempre foi o marco do PT. Quero reafirmar o nosso compromisso e compartilhar a satisfação de vê-los aqui”.
O secretário de Governo, Odair Cunha, também enfatizou a relevância dos encontros para demonstrar a capacidade de propor alternativas e ações para uma produção de políticas públicas ainda maior. “Acredito que espaços como este se constituem importantes, especialmente no momento atual, de uma inquietação política que não se encerra, na medida em que aqueles que perderam as eleições para o nosso projeto quatro vezes não se conformam”, declarou.
O secretário Nilmário Miranda chamou a atenção de que o Sul de Minas é a região em que o PT mais cresceu nos últimos 12 anos. “Aumentamos o número de vereadores, prefeitos, filiados. Apesar da crise que afeta nacionalmente, um cerco montado para destruir, aqui foi pouco afetado devido à tradição do PT de dar voz às pessoas, fazer debates livres, se reunir frequentemente e exercer a democracia interna. Isso aqui hoje é uma prova disso”, afirmou. O secretário de Direitos Humanos também manifestou sua solidariedade ao município de Mariana (região central) pela tragédia do rompimento das barragens de uma mineradora.
Fechando os pronunciamentos, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, agradeceu ao deputado Ulysses Gomes pelo convite do encontro regional no Sul de Minas. Em seu discurso, Rui Falcão enfatizou a relevância da atuação dos militantes. “Nem governador, nem deputado, nem outra autoridade: Nada é mais importante do que a nossa militância”, pontuou. O presidente do PT também criticou a postura antidemocrática da oposição, defendeu o diálogo e pediu para que os apoiadores não façam o jogo da mídia. “Deixa a Dilma trabalhar”, falou o presidente, sendo aplaudido pelo público.
Participação. O presidente do PT em Itajubá, Francisco Régis, afirmou que esteve planejando com o deputado Ulysses a realização do encontro para possibilitar aos militantes da base colocarem em pauta os tópicos considerados importantes por eles. Desse modo, foram abertas inscrições para que 13 pessoas representassem em suas falas o público presente.
Professora da rede estadual e filiada ao PT, Benedita Raimunda dos Santos Ribeiro clamou por mais mulheres na política e elogiou a organização do evento. “Está excelente, estão de parabéns”. Do diretório do PT de Varginha, Vitor Lúcio Silva destacou a presença do presidente nacional. “Não é todo dia que podemos falar diretamente com o presidente do partido, então não vou perder a chance”, afirmou.
Já o professor universitário Otávio Carpinteiro externou sua preocupação com a condução da reforma política. “A política é um meio, e não um objetivo, para conseguir as condições para a população”, refletiu. Ele também afirmou que não é filiado a algum partido e que já esteve em evento de prestação de contas do deputado Ulysses Gomes. “Estou aqui, pois já estive em outra participação do Ulysses em Itajubá, em que ele prestou contas do mandato. O aplaudi publicamente, fiz questão de frisar, pois é muito raro ver isso. Estou aqui não como membro do PT, mas, como todo cidadão, temos que ter posições políticas. Gostei bastante do Encontro e das questões que foram debatidas”, declarou.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado Ulysses Gomes