Notícias

Ulysses é homenageado pelo Circuito Serras Verdes

Serras Verdes realiza fechamento do PROGESTUR, formando 180 alunos.

Com muito trabalho e dedicação de todos, a primeira etapa para habilitação para o ICMS turístico foi concluída e fechada com chave de ouro em Pouso Alegre com a presença de 282 pessoas, entre elas 15 prefeitos, cerca de 20 presidentes de câmara, dezena de vereadores e 25 secretários de turismo.

Na sexta-feira (21/05) às 19h30min no Buffet Viena em Pouso Alegre, o Circuito Serras Verdes realizou o evento de encerramento do PROGESTUR, unindo diversos representantes do poder executivo, servidores públicos das cidades parceiras do circuito, e todos os participantes do projeto, que foi indiscutivelmente um sucesso.

A solenidade começou com o Hino Nacional Brasileiro, em seguida o prefeito pouso-alegrense abriu a cerimônia com algumas palavras de apoio e boas vindas à platéia, com o discurso de que os municípios vizinhos devem se unir, independentemente de partido político. “Podemos observar que cidades lindas nós temos. Devemos cuidar para que o município vizinho esteja bem, para que também fiquemos bem”. Além das belas palavras de Perugini, ressaltou a importância do Serras Verdes e disse que o circuito está “educando” os municípios a serem melhores, parabenizando o Presidente do circuito. Agnaldo Perugini destacou também a presença do Deputado Odair Cunha, e mais uma vez parabenizou Gustavo Arrais por ter dado o titulo de Deputado do Turismo ao parlamentar, que tem colocado 90% de suas emendas parlamentares no Ministério do Turismo.


Palavra do Presidente

O Presidente do Circuito Serras Verdes, Gustavo Arrais, agradeceu cada um dos presentes, citando o nome de cada prefeito. Agradeceu também a presença do Deputado Federal do Turismo, Odair Cunha e seu chefe de gabinete Ulysses Gomes.

Gustavo Arrais iniciou pedindo para que a Gestora Rose Simões lesse um belo texto sobre uma paralelo dos gansos com os membros do Serras Verdes, onde mostra que todos nós unidos teremos mais sucesso para vencer.

Gustavo fez uma pequena apresentação das ações do Serras Verdes, mostrando o destaque do circuito, a presença de autoridades nos municípios do Serras, as ações junto a Secretaria de Estado de Turismo e Ministério do Turismo, os projetos entregues no MTur, o material promocional com destaque a 3ª Edição da Revista Divirta-se no Serras Verdes, atuações em feiras, press trips, feiras, palestras, entre tantas outras ações.

Gustavo explicou a importância do PROGESTUR, deu destaque ao exemplo que estamos sendo para o turismo de Minas Gerais com este importante programa, mostrando o processo desde o inicio e agradeceu a Secretaria de Estado de Turismo através da Secretária Érica Drumond e da Superintendente Jussara Rocha que liberaram os recursos para esta ação.

Gustavo Arrais disse a todos a importância da aplicação dos recursos do ICMS turístico, e se cada município construir um novo atrativo por ano com os recursos, o Serras Verdes terá 26 novos atrativos todos os anos.

O presidente também fez um grande agradecimento ao Prefeito de Cambuí, Dr. Guimente, por ter “sustentado”o Serras Verdes em seu município por dois anos, com escritório, telefone, internet, etc, em seguida agradeceu ao Prefeito do Córrego do Bom Jesus, Fio, para onde a sede estará mudando na próxima semana, após isso o agradecimento ao Prefeito de Extrema, Dr. Luiz Carlos Bergamin, que em reunião no inicio do mês de maio doou um excelente terreno com mil metros quadrados as margens da Fernão Dias na entrada de Minas Gerais para a construção da sede do Circuito Serras Verdes, onde faremos uma linda obra, com um verdadeiro portal de Minas, uma construção que chamará a atenção dos turistas que entram em nosso estado, que ali pararão para obter informações dos municípios do nosso circuito, com calendário de eventos, com uma enorme bandeira de nosso estado dando boas vindas a todos os 71 mil carros que passam diariamente na rodovia.


Ulysses Gomes

Em seguida, Gustavo passou as palavras a Ulysses Gomes, Chefe de Gabinete do Deputado Odair Cunha, que após cumprimentar todos os presentes elogiou o Presidente Gustavo Arrais e toda a sua equipe, destacando a habilidade de Gustavo em conseguir recursos junto ao Governo Federal, fez um excelente discursos falando do desenvolvimento do turismo no Sul de Minas e de seu compromisso com este importante setor, que a cada dia movimenta mais e mais o Circuito Serras Verdes, além disso apresentou um dos mais incríveis projetos que o Serras e os municípios de Cambuí e Córrego do Bom Jesus já tiveram, o “Caminho das Estrelas”, uma grande estrutura que irá ser montada para um observatório do céu mais belo do mundo, o céu do sul de Minas Gerais, que será construído com recursos de emenda parlamentar do Deputado Odair Cunha, em duas etapas no total de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais).


Odair Cunha

O Deputado Federal do Turismo Odair Cunha iniciou suas palavras cumprimentando a todos, dizendo o nome de cada prefeito presente, e parabenizando o Presidente Gustavo Arrais pelo evento e fazendo um excelente discurso sobre o turismo, que hoje é prioridade em seu mandato. “Nós temos condições de preparar o Circuito Serras Verdes para receber turistas do país inteiro, gerando não só empregos, mas proporcionando ao turista o prazer de viajar e se sentir bem em nossa região”.

Após o excelente discurso, tivemos a grande honra de ouvir do Deputado Federal do Turismo Odair Cunha, o anuncio que garante a construção da sede do Circuito Serras Verdes se possível ainda este ano, e será transferido para o próximo ano somente se o período eleitoral não permitir para 2010, onde estará liberando recursos de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) para a edificação da nova sede em Extrema, o ‘Portal de Minas Gerais’, momento em que foi aplaudido continuamente por todos em pé, e trouxe muita felicidade a cada membro do Serras Verdes, provando que tem compromisso com o turismo e com nossa região, e que merece a confiança de cada um de nós.


Resultados

Tom Pires, da Esfera Consultoria, realizou um ótimo trabalho, mostrou a conclusão do PROGESTUR, que deveria formar 40 alunos e formou 180, dando números recordes, onde quase 100% dos alunos avaliaram o curso como ótimo e excelente, mostrando que a qualidade do trabalho do Circuito Serras Verdes é excepcional, conseguindo preparar cada município para sua habilitação ao ICMS turístico, COMTUR, FUMTUR, PMDT, entre outros.


Carta do Turismo Sustentável do Serras Verdes

Após a apresentação dos resultados do programa foi realizada a leitura da Carta do Turismo Sustentável do Circuito Serras Verdes, que cita os principais pontos de sustentabilidade do turismo em nossa região, que foi assinada por todos os prefeitos, vereadores, secretários, e demais presentes.

Conscientes do potencial turístico expressivo da região do sul de Minas Gerais e justificado pelo crescimento desta atividade social, no Brasil e no Mundo, o grupo gestor do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas busca, com esta Carta, propor objetivos comuns a se perseguir – por todos os municípios associados – para o pleno desenvolvimento turístico e a promoção da competitividade territorial de toda a região sul mineira.

Logo, acredita-se na construção de um cenário regional amplo e que favoreça o desenvolvimento social, econômico, ambiental, político e institucional, sustentado na ação coletiva integrada dos diferentes atores envolvidos num processo contínuo de construção participativa.


Moção de Aplausos e Certificações

Foram entregues Moções de Aplausos aos prefeitos pela participação no programa, além de sua equipe, onde cada um foi destaque em uma atuação durante os cursos, como atuação no COMTUR e FUMTUR, apresentação de PMDT, entre outros destaques.

O prefeito de Bueno Brandão, Jair Asbhar, finalizou os discursos com belas palavras de incentivo, empreendedorismo e ressaltou os trabalhos e esforços dos municípios e o Serras Verdes. Em seguida, foi aberto o coquetel dançante para todos os homenageados e presentes.

Cadastre-se e fique por dentro do nosso mandato!

Iniciar conversa
Oi podemos ajudar???