Notícias

Pouso Alegre é escolhida para receber programa de revitalização e modernização de seu Distrito Industrial

Programa inédito e estratégico do Governo de Minas Gerais irá contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região Sul de Minas

Pouso Alegre Aérea

O Distrito Industrial de Pouso Alegre foi selecionado, juntamente com outros 12 em todo Estado, para receber investimentos para revitalização e modernização dos seus distritos. O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), selecionou os Distritos Industriais de: Belo Horizonte – Distrito do Jatobá, Betim, Contagem, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Ituiutaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia. Foram contempladas localidades de diferentes Territórios de Desenvolvimento, estrategicamente definidos pelo Governo estadual para interiorizar as ações de progresso e dinamizar a economia mineira.

“Estamos muito felizes em ter Pouso Alegre como uma das prioritárias selecionadas para protagonizar esse programa. Sem dúvidas a cidade possui grande potencial em relação ao crescimento industrial e econômico da nossa região. O Programa, que é inédito no Brasil, está se tornando referência nacional como política pública de fomento industrial e desenvolvimento econômico” comemora o deputado estadual, Ulysses Gomes.

O Programa foi lançado em maio de 2015, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), com o objetivo de incentivar o desenvolvimento industrial em Minas Gerais, tornando o Estado cada vez mais atrativo e dotado de melhores condições de competitividade para a indústria.

Em suas primeiras etapas, o Programa realizou o estudo socioeconômico dos 44 municípios onde os 53 Distritos Industriais da Codemig estão inseridos. A iniciativa foi efetivada em parceria com o Instituo Euvaldo Lodi (IEL), ligado à Fiemg. Com base nesse trabalho, foram utilizados critérios de seleção dos 13 DIs prioritários, como percentual do PIB industrial em relação ao PIB municipal, área, bioma, disponibilidade de água superficial e subterrânea, acesso logístico e existência de aterro regularizado, por exemplo, considerando competividade, critérios de vendas, atratividade e plano de atração de empresas.

Os investimentos previstos pela Codemig para o Programa em 2016 são de aproximadamente R$30 milhões. A iniciativa seguirá até 2018, durante toda a atual gestão do Governo estadual, que vem valorizando a integração, a parceria e a regionalização do desenvolvimento socioeconômico.

Os principais objetivos estratégicos do Programa de Revitalização e Modernização de Distritos Industriais são organizar a infraestrutura de ponta, aumentar a atratividade do distrito em relação ao mercado e promover a visão sistêmica do desenvolvimento e da competitividade industrial, bem como estruturar um ambiente de cooperação. Para isso, o trabalho avaliou as principais potencialidades e os setores produtivos, além das necessidades de infraestrutura.
Créditos da foto: Prefeitura Municipal de Pouso Alegre

Cadastre-se e fique por dentro do nosso mandato!

Iniciar conversa
Oi podemos ajudar???