Notícias

Governo do Estado reconhece Arranjo Produtivo Local de Itajubá

As empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação de Itajubá foram reconhecidas oficialmente pelo Governo Estadual como sendo um APL, ou seja, um Arranjo Produtivo Local. Com isso, elas podem se beneficiar de políticas públicas e recursos voltados especialmente para APLs, além de ter acesso a linhas de crédito com juros diferenciados e promover ações conjuntas de marketing ou compras, entre outros benefícios, segundo a Diretora Administrativa da RETIC (Rede de Empresas de Tecnologia, Inovação e Conhecimento), Joana Marins.

A primeira iniciativa de pedido de reconhecimento aconteceu durante audiência pública promovida pelo deputado estadual Ulysses Gomes, em Itajubá. Desde então, vários encontros foram realizados para tratar do assunto, o que culminou com o reconhecimento oficial, anunciado nesta quarta-feira (30) pelo Governo.

Para o deputado Ulysses, o reconhecimento conquistado pelas empresas é fruto do esforço delas em procurar os caminhos para seu desenvolvimento. “Uma união que deve ser modelo para todos os setores produtivos”, comentou o deputado.

O pedido foi entregue, à época, por representantes das empresas da Incit (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá) e pelas empresas graduadas pertencentes ao PCTI (Parque Científico e Tecnológico de Minas Gerais), que em seguida fundaram a RETIC.

Na época da audiência, Bernardo Vasconcelos de Carvalho, CEO da empresa B2ML, pertencente ao PCTI e à RETIC, comentou que “a forma como o deputado se propôs a trabalhar por este projeto nos garante que Ulysses se preocupa com cada sugestão enviada a ele. Quando a gente se une e conta com o apoio de representantes do poder público ficamos mais fortes”.

Em seguida daquela audiência, Bernardo Vasconcelos já explicava que este seria um ganho para Itajubá e toda a região, pois seriam gerados mais impostos e postos de trabalho, sem impacto ambiental e de forma sustentável.

Arranjo Produtivo Local

Conforme a legislação mineira, os APLs são identificados pela concentração espacial de empresas de um determinado setor da atividade produtiva, que se caracteriza principalmente pela intensidade das relações comerciais e de cooperação intra-aglomeração, com o ambiente institucional voltado para dar suporte ao seu desenvolvimento.

Com o novo APL reconhecido pelo Governo Estadual, Minas Gerais passa a contar com 38 arranjos produtivos locais. Entre eles estão o APL de Eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí, APL de Móveis de Ubá, e o APL de Calçados de Nova Serrana.

Audiência em que a demanda foi apresentada a Ulysses, em Itajubá
Audiência em que a demanda foi apresentada a Ulysses, em Itajubá

Cadastre-se e fique por dentro do nosso mandato!

Iniciar conversa
Oi podemos ajudar???