A cidade de Poços de Caldas vai receber, neste sábado (3/10), a segunda etapa dos Fóruns Regionais do Governo – Território Sul. O objetivo é apontar os problemas e as necessidades da região por meio do Diagnóstico Territorial.
A população, juntamente com movimentos sociais, igrejas, sindicatos e empresários, vai decidir o que é importante para sua própria região. O que for definido como prioridade será encaminhado aos técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) para ser incluído nos planos de ação do Governo de Minas Gerais.
Para facilitar a identificação das demandas, será preenchido o Formulário de Diagnóstico Territorial, que está dividido em cinco tópicos: Desenvolvimento Produtivo Científico e Tecnológico; Infraestrutura e Logística; Saúde e Proteção Social; Segurança Pública; e Educação e Cultura.
Esta é a última rodada da segunda etapa dos Fóruns Regionais de Governo, que já havia sido realizada nos demais 16 territórios.
O participante que já tiver recebido o formulário na primeira etapa do fórum do Território Sul poderá entregá-lo agora na segunda etapa. O prazo para que os interessados enviem suas sugestões é até a data da segunda etapa em sua região.
A Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais (OGE) também participará nesta segunda etapa, instalando ouvidorias móveis que vão recolher críticas, elogios, sugestões e reclamações a respeito dos serviços públicos oferecidos para a população.
Próximos passos
A próxima fase do programa Fóruns Regionais de Governo é finalizar os diagnósticos territoriais que vão ajudar a construir os dois planos essenciais para o futuro de Minas Gerais: o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) – planejamento de médio prazo da atuação do Governo, onde são definidas ações para os próximos quatro anos – e o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que consolida grandes escolhas que orientarão a construção das atuações a longo prazo.
Saiba mais sobre os Fóruns Regionais
O novo modelo de gestão criado pelo Governo de Minas Gerais irá permitir o diálogo permanente com a sociedade em busca de soluções específicas para as diferentes regiões de Minas Gerais. Para tanto, o estado foi dividido em 17 Territórios de Desenvolvimento.
Neste primeiro ano, os Fóruns Regionais têm como objetivo o levantamento de prioridades de cada território. As demandas priorizadas são consolidadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), que também coordena o encaminhamento dos resultados dos Fóruns às diversas áreas do Governo para que sejam incluídas nos planos de ação.
O acompanhamento técnico de todas as etapas ficará sob a coordenação do Comitê de Planejamento Territorial (Complete), formado por representantes eleitos na segunda etapa dos Fóruns, e pelo Colegiado Executivo, composto por um prefeito e um vereador de cada um dos 78 microterritórios.
A partir de 2016, os Fóruns se tornam um canal de diálogo constante com a sociedade civil. As secretarias de Estado de Governo (Segov), Planejamento e Gestão (Seplag) e Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) fazem a coordenação do projeto.
Serviço/2ª etapa do Fórum Regional de Governo – Território Sul
Data: 3/10
Horário: 8h
Local: Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza
Endereço: AV. Champagnat, 668, Centro, Poços de Caldas
Fonte: Agência Minas