Na votação desta quinta-feira (16/4), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado estadual Ulysses Gomes foi relator do projeto que torna obrigatório o uso de máscaras em todos os estabelecimentos comerciais do estado. O Projeto de Lei 1.661/2020 foi aprovado com um texto substitutivo proposto por Ulysses para aperfeiçoar o projeto original.
Reunindo sugestões de vários parlamentares, o texto inclui a adoção de medidas complementares, como a exigência de que os estabelecimentos ofereçam as condições de segurança necessárias, como álcool em gel para funcionários e clientes higienizarem as mãos.
“As máscaras de proteção atuam como barreiras físicas, reduzindo a dispersão do vírus pelo ambiente quando usadas pelas pessoas infectadas e também a possibilidade de contato com as gotículas contaminadas ao serem utilizadas por quem está exposto ao risco de infecção. Desta maneira, o seu uso nos estabelecimentos comerciais, como propõe o projeto em pauta, pode contribuir para a redução da velocidade da propagação da Covid-19”, afirmou o deputado, ao votar pela aprovação do projeto.