A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu, nesta segunda-feira (09/03), representantes da Pastoral da Juventude (PJ) Leste 2. Elas vieram apresentar a Campanha Nacional da Pastoral da Juventude de Enfrentamento aos Ciclos de Violência Contra a Mulher. A apresentação aconteceu durante a audiência pública requerida pelo deputado estadual Ulysses Gomes e faz parte da programação do “Sempre Vivas: Mulheres, História e Resistência”, que marca a semana do Dia Internacional da Mulher na ALMG.
“É urgente criarmos mecanismos eficazes de proteção a mulheres e espaços institucionais de desconstrução da cultura machista que gera violência. Todo o meu apoio à luta das mulheres! A nós homens, cabe apoiar totalmente eventos como este e apoiar diariamente a igualdade de gênero, por meio de nossas atitudes e posicionamentos”, afirmou Ulysses durante o encontro.
Só no ano passado, foram registrados 1.310 casos de assassinatos de mulheres no país, resultantes de violência doméstica ou da sua condição de gênero. Os números representam um aumento de 7,2% em relação a 2018.