Expectativa do deputado Ulysses Gomes (PT) que requisitou a comissão é de que a primeira reunião ocorra já na sexta.
Deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Fura-fila, que apura se houve irregularidade na vacinação de servidores do governo do Estado contra a Covid-19, se reúnem nesta quinta-feira (18) para escolha do presidente e vice que, em seguida, designa o relator.
Na quarta-feira (17), foram definidos os deputados que integram a CPI, que também apura os investimentos feitos em saúde pelo estado. O G1 mostrou, em fevereiro, que o estado foi o que menos aplicou recursos em saúde em 2020 e que as despesas liquidadas não atingiam este percentual.
Após a divulgação dos parlamentares que vão integrar a CPI, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu uma nova lista de servidores das regionais de saúde que foram vacinados contra a Covid-19. Desta vez, a relação, com 1,8 mil nomes, foi encaminhada por e-mail, o que não é usual, segundo a Casa.
“Iremos requisitar as listas de forma oficial na primeira reunião de trabalho, que faremos amanhã (sexta-feira). Hoje a CPI reunirá para escolha do presidente e vice que em seguida deverá designar seu relator. Desta forma, a partir de amanhã iniciaremos os debates aprovando requerimentos com pedidos de informações e aprovando convidados que deverão ser ouvidos na próxima semana”, disse o deputado Ulysses Gomes (PT), que requisitou a formação da CPI.
Ele defendeu que, embora seja o único do bloco da oposição, os trabalhos não ficarão prejudicados. “Isso não prejudicará os trabalhos, a maioria dos que assinaram comigo foram do bloco independente, juntos faremos um trabalho isento e responsável”, disse
Veja quem são os integrantes da CPI
Os membros efetivos do bloco independente serão os deputados João Vitor Xavier (Cidadania), presidente da Comissão de Saúde; Sávio Souza Cruz (MDB), que já foi secretário estadual de Saúde; Cássio Soares (PSD) e Rafael Martins (PSD). Os suplentes serão Doutor Paulo (Patriota), Sargento Rodrigues (PTB), Carlos Pimenta (PDT) e Hely Tarqüínio (PV), respectivamente.
O bloco governista indicou os deputados Roberto Andrade (Avante) e Noraldino Júnior (PSC). Os suplentes serão, respectivamente, os deputados Guilherme da Cunha (Novo) e Zé Guilherme (PP).
Já o bloco da oposição terá o deputado Ulysses Gomes (PT), que propôs a formação da CPI. O suplente será o deputado Cristiano Silveira (PT).