O Seed recebeu, na noite dessa quarta-feira (26/10), o Prêmio Minas Desempenho Empresarial – Maiores e Melhores Empresas Mercado Comum 2015/2016. As instituições agraciadas foram definidas por meio de um processo técnico, que teve como base as informações e dados relativos ao estudo definido como XX Ranking de Empresas Mineiras.
O projeto empreendedor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) foi premiado na categoria “Iniciativa Pública” juntamente com Projeto de Integração Regional de Minas Gerais Modal Aéreo Codemig (Pirma).
A definição da escolha dos agraciados foi a efetiva contribuição à economia e ao desenvolvimento de Minas Gerais, com a determinação de fatores como agregação e valor, inovação, absorção tecnológica, expansão de vendas e integração nacional e internacional. A premiação é considerada o “Oscar da economia mineira” e a atual versão tem o objetivo de homenagear um conjunto de empresas que mais se destacaram no período de 2015 e 2016.
O prêmio foi divido nas categorias Personalidade Empresarial, Empresa do Ano, Iniciativa Pública e Iniciativa do Setor Privado. “Nosso trabalho é incentivar e transformar Minas Gerais no melhor lugar para inovar. Temos tecnologia e profissionais capazes de transformar o ecossistema de inovação. A premiação do Seed é o reconhecimento que estamos atuando na direção certa, contribuindo na geração de economia e no desenvolvimento do estado”, destacou o secretário Miguel Corrêa.
O que é o Seed
O Seed – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development é um programa de apoio a empreendedores, nacionais ou estrangeiros, que desenvolvam projetos de negócio de base tecnológica em Minas Gerais. Desde 2013, o Seed desenvolve a cultura do empreendedorismo e o ecossistema de startups em Minas Gerais.
O projeto já apoiou 73 projetos de empreendedores de 19 nacionalidades que, juntos, faturaram mais de R$ 20 milhões em 2015 e captaram R$ 10 milhões em investimentos.
Em 2016, em sua 3ª rodada, o programa mudou para uma casa nova. Agora no Espaço CentoeQuatro, junto com diversas atividades culturais e empreendedoras, no Centro de Belo Horizonte, o Seed recebe 40 novas startups. São seis meses de programa para fortalecer, incentivar, promover e apoiar ideias de até 40 startups brasileiras e estrangeiras.
Coordenado pela Sedectes, o Seed faz parte do programa Minas Digital, uma série de iniciativas governamentais, parcerias e rede de networking que buscam impulsionar o desenvolvimento de negócios inovadores e fortalecer a cultura empreendedora no Estado.
O objetivo é transformar Minas Gerais no maior polo de empreendedorismo e inovação da América Latina.
Fonte: Agência Minas