Notícias

Aprovado Projeto de Lei que altera limites do Parque Estadual da Serra do Papagaio

Ulysses Gomes (deputado estadual PT/MG), Sargento Rodrigues (deputado estadual PTB/MG), Agostinho Patrus (presidente da ALMG – PV/MG)

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta sexta-feira (4/12), o Projeto de Lei 1.658/2015, que dispõe sobre a alteração dos limites da área do Parque Estadual da Serra do Papagaio, localizado em cinco municípios do Sul de Minas: Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto.

Foram sete anos de luta em torno deste processo iniciado em 2013, a partir de um projeto enviado pelo governador do Estado na época, readequando os limites do Parque, para conservação da floresta de araucária, ecossistema raro no Sul de Minas e em todo o país.

As novas demarcações trouxeram graves consequências econômicas e sociais para a região, com municípios que seriam divididos ao meio, além de povoados inteiros, sítios e fazendas produtivas que seriam gravemente afetadas. Daí, a necessidade de muito debate e vários ajustes, como um Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Ulysses Gomes que reajustou pelo menos os limites do Parque com o município de Itamonte, onde haviam os problemas mais graves. Projeto que foi incorporado a este, aprovado hoje na ALMG.

A proposição modifica os limites do parque, ao acrescentar 5,7 mil hectares e retirar outros 2,8 mil hectares. O Parque Estadual da Serra do Papagaio possui quase 23 mil hectares de extensão. Com a modificação, passará a ter 25.888 hectares.

Ulysses Gomes falou do orgulho em ter colaborado com os encaminhamentos necessários para a aprovação do projeto. “Parabéns a todos os colegas parlamentares envolvidos nessa luta, parabéns aos agentes ambientais e sociais da região e, sobretudo, às comunidades diretamente envolvidas, que tanto trabalharam por um acordo. Mais um exemplo de que, quando unimos forças, independentemente de nossos posicionamentos políticos, conseguimos grandes conquistas em benefício da população que representamos”, comemorou o parlamentar.

Cadastre-se e fique por dentro do nosso mandato!

Iniciar conversa
Oi podemos ajudar???