Notícias

Artistas expõem em Gonçalves trabalhos inspirados na conjuntura política e no meio ambiente

A conjuntura política do país tem influenciado diretamente a vida de todos nós, brasileiros, e se refletiu também nas obras da artista plástica Regina Rennó, em exposição em Gonçalves nessa semana. No mesmo espaço, o público poderá ver, gratuitamente, os trabalhos de Marisa Coli Mouallem, cuja preocupação principal é o meio ambiente. A exposição ocorre de 26 a 28 de maio, das 11h às 15h, numa casa antiga e preservada, como muitas existentes no centro de Gonçalves, município sulmineiro que tem atraído turistas e moradores de grandes centros urbanos, que buscam ali qualidade de vida e a paisagem bucólica das montanhas da Mantiqueira.

A influência do Poder Judiciário e da mídia nos acontecimentos políticos do país está presente em boa parte da produção que Regina Rennó expõe no espaço. Homens de toga confabulando entre si ou dependurados em peças de televisão, rádio e internet foram pintados em tocos de madeira de lei e outras sobras de construção, que conservam e realçam os vestígios humanos anteriores. “São pinturas com a presença da mão humana, seja dos humildes trabalhadores que manipularam a matéria-prima antes de mim, seja da mão forte do judiciário e da mídia nos eventos que têm mexido com a vida de todos nós”, observou a artista, que além de lixo eletrônico, usa colagens de elementos presentes no cotidiano simples de Gonçalves (uma ferradura, por exemplo), cidade que ela adotou recentemente, depois de viver em grandes centros urbanos. Representada na Galeria Arte Aplicada, de São Paulo, a itajubense Regina Rennó é artista premiada e conhecida no Brasil e fora dele, além de autora de mais de 50 livros infanto-juvenis.

Tema diverso, mas não menos importante, é presença constante na obra de Marisa Coli Mouallem: o cuidado com o meio ambiente. Vivendo entre uma casa na cidade e uma fazenda da família toda reflorestada por ela (ambas em Itajubá), Marisa usa papel reciclado e fibras de plantas para produzir, ela mesma, as telas de suas obras. Para criar uma base resistente à água, Marisa estudou profundamente a técnica, que envolve o uso de dez fibras naturais – incluindo o Lírio do Brejo, a cana-de-açúcar e o kozo, planta japonesa que ela cultiva em casa. É nessa base (transformada em ‘telas’ de diferentes tamanhos e espessuras), que Marisa cria seus trabalhos em tinta acrílica, quase sempre coloridas formas geométricas inspiradas em temas dos mais diversos. “Como os pisos antigos da casa dos avós”, exemplifica a artista nascida em Elói Mendes.

Serviço:

Exposição de Regina Rennó e Marisa Coli Mouallem

Curadoria de Rita Simões

Rua Cel. João Vieira, 152 – Centro – Gonçalves/MG

De 26 a 28/05, das 11h às 17h – Entrada gratuita

Regina Rennó - Os jogadores

Cadastre-se e fique por dentro do nosso mandato!

Iniciar conversa
Oi podemos ajudar???