Comissão Extraordinária das Barragens foi instalada e instituição arrecada donativos.

Foi instalada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Comissão Extraordinária das Barragens, anunciada em Reunião de Plenário no dia 11 de novembro. Criada por decisão da Mesa Diretora, tem a finalidade de realizar estudos, promover debates e propor medidas de acompanhamento das consequências sociais, ambientais e econômicas da atividade minerária no Estado. Nesta segunda-feira (16/11/15), a ALMG recebeu parlamentares federais da Comissão Externa da Câmara dos Deputados, que acompanha os desdobramentos do desastre ambiental em Mariana.
Em 5 de novembro, Minas Gerais sofreu o que se tornou a pior tragédia ambiental do país, de acordo com o Ibama. Duas barragens de rejeitos de minério da mineradora Samarco se romperam e devastaram a região de Bento Rodrigues, distrito de Mariana (região central). Há o temor de que acidentes semelhantes possam se repetir em outras das mais de 700 barragens similares em funcionamento no Estado.
O 1º-secretário da Assembleia, deputado Ulysses Gomes, destaca a importância do posicionamento da instituição neste acontecimento. “A Assembleia de Minas, como poder e voz do cidadão, tem de questionar, averiguar e propor em relação a essa tragédia e também sobre a atividade mineradora no Estado”, explica.
Doações. A ALMG está recebendo doações para auxiliar moradores das áreas atingidas pelo rompimento das barragens. Ao todo, foram doadas mais de duas toneladas de donativos, entre roupas, água, calçados e alimentos não perecíveis, e milhares de unidades de produtos de higiene e de limpeza. Este primeiro lote foi destinado ao município de Barra Longa (Zona da Mata), a 60 km de Mariana, que teve cerca de 200 casas atingidas. A campanha da Assembleia irá seguir enquanto houver necessidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação Deputado Ulysses Gomes