Acontece neste momento no auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, audiência pública que aborda os efeitos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241. Estão presentes representantes de diversos setores, estudantes e militantes que são contra a PEC 241, chamada de PEC do fim do mundo que congela por 20 anos investimentos públicos em diversas áreas como na Saúde e na Educação. “Somos a favor da responsabilidade nos gastos públicos, mas isso não pode começar pelos que mais precisam”, afirma o deputado Ulysses Gomes.
A PEC 241 já foi aprovada em primeiro turno na Câmara de Deputados, no último dia 11/10, mas, por se tratar de emenda à Constituição, para ir ao Senado ainda precisa ser aprovada por pelo menos três quintos dos deputados (308 dos 513) em segundo turno. A votação está marcada para acontecer ainda nesta semana.
Escolas ocupadas no Sul de Minas
Pelo menos nove escolas do Sul de Minas estão ocupadas por estudantes como parte de um movimento nacional contra a PEC 241 desde terça-feira (18/10). Alunos de duas escolas de Alfenas (MG), uma de Virgínia(MG) e uma de São Lourenço (MG) aderiram hoje ao protesto.
Já na Escola Estadual Delfim Moreira cerca de 100 estudantes iniciaram a ocupação do prédio. De acordo com o grêmio estudantil, o movimento não tem data para acabar e um cronograma de atividades deve ser montado durante a segunda-feira. Em São Lourenço, a ocupação começou por volta das 5h na Escola Estadual Mário Junqueira Ferraz
A Escola Estadual David Campista, de Poços de Caldas (MG), foi a primeira a ter estudantes acampados, mas uma assembleia, que teve início pela manhã e segue até a noite, vai definir se o movimento continuará nos próximos dias.
Na quinta-feira (20), alunos do campus Inconfidentes do Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas) iniciaram a ocupação do prédio. Na sexta-feira (21), o movimento teve início escolas estaduais Doutor Arlindo Pereira, o Polivalente, de Poços de Caldas (MG), e Rui Barbosa, em Campestre (MG) e no campus de Poços de Caldas da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Estudantes da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) também anunciaram que vão ocupar o campus Varginha a partir desta segunda-feira.