Projeto de lei foi de autoria do deputado Ulysses Gomes
A Associação Cultural de Heliodora (ACHE) agora é de utilidade pública. Na terça-feira (1º/12), foi sancionado o projeto de lei (PL 2.072/15) do deputado Ulysses Gomes, originando a Lei 21.852/2015. A concessão do título é um reconhecimento pelos serviços prestados pela instituição e permite que a entidade conte com apoio financeiro do Governo com a isenção de certas tarifas públicas.
Conforme justificativa do projeto do deputado Ulysses, a Associação Cultural de Heliodora é uma associação civil sem fins lucrativos. Foi criada com a finalidade de promover atividades sociais, culturais, educativas e desportivas. Tem ainda como objetivo defender a democratização dos meios de comunicação e a criação e manutenção de rádios e TVs comunitárias de baixa potência. Fazem parte da ACHE a Rádio Liberdade FM e o Clube do Jayme (ou Clube Operário Heliodorense).
O deputado Ulysses parabenizou a associação pela conquista do título. “Reconheço o trabalho da Associação Cultural de Heliodora como promotora de informação e lazer para a população. O título de utilidade pública é justo e coerente”, afirmou o autor da proposta.
Dina Mara Vieira de Paiva é tesoureira na Rádio Liberdade desde 1999 e agradeceu o reconhecimento. “É muito complicado manter rádio comunitária. O título irá nos ajudar a manter esse trabalho fundamental de comunicação, a rádio é muito ouvida pela população de Heliodora. Vamos fazer projetos para melhorar a rádio e o clube. Agradeço ao deputado Ulysses Gomes pelo projeto”, declarou.
Já o Clube Operário Heliodorense ou Clube do Jayme foi fundado em março de 1954 e, de acordo com a pesquisa “História do Clube Operário Heliodorense”, de Frederico Gonçalves Fernandes, premiada em 2010 no Concurso de Monografias, Teses e Dissertações da Fundação Cultural Palmares, a criação se deu por iniciativa de alguns jovens humildes da cidade de Heliodora em resposta às práticas preconceituosas da elite citadina, tornando-se um espaço referência de lazer na cidade. Atualmente, o clube desempenha atividades culturais e oferta aulas de lutas marciais.
Foto: Renato Ogino
Fonte: Assessoria de Comunicação Deputado Ulysses Gomes