A pedido do 1º-secretário da Assembleia de Minas, deputado Ulysses Gomes, será realizada audiência pública, às 10h do dia 9 de agosto, na Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização, para discutir o Projeto de Integração Regional do Modal Aéreo – PIRMA, elaborado pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig). Entre os convidados, estão o diretor-presidente da companhia, Marco Antônio Soares da Cunha Castello Branco, e o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares.
O Pirma consiste em um serviço de voos entre a capital Belo Horizonte e municípios estratégicos, atendendo ao plano de governo de levar ações de desenvolvimento econômico aos diversos territórios em que Minas foi dividida. Nesta primeira fase, 12 municípios estão incluídos: Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Juiz de Fora, Muriaé, Patos de Minas, Ponte Nova, São João del Rei, Teófilo Otoni, Ubá, Varginha e Viçosa.
Para tornar viável a interligação aérea do interior com BH, a Codemig realizou pesquisa de mercado, verificou a aceitação do emprego de aviões monomotores de baixo custo operacional e assumiu o risco econômico. Quando confirmada a sustentabilidade do empreendimento, será iniciada a segunda etapa incluindo novas localidades, além de aumentar a frequência de voos.
O deputado Ulysses está acompanhando o projeto e recebeu em seu gabinete a diretora da Codemig de Fomento à Indústria Criativa, Fernanda Medeiros. “O Pirma é uma iniciativa interessantíssima do Governo de Minas para encurtar as distâncias em um estado extenso como o nosso e facilitar comunicações, crescimento, negociações e muito mais. Estamos trabalhando para que este projeto prospere e se efetive”, afirmou o parlamentar.
Na segunda quinzena de agosto, a empresa vencedora da licitação, Two Taxi Aéreo Ltda, já começa a operar os voos. Para saber mais, acesse o Voe Minas Gerais.