Prevista para acontecer no início de agosto, na cidade de Machado, a audiência pública que vai tratar da cafeicultura mineira foi aprovada pela Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG).
Considerando um dos motivadores da economia do Estado, que é o maior produtor do País, o café também é algo que destaca a economia na região do Sul de Minas.
Registra-se que o deputado estadual, Ulysses Gomes, em maio de 2015, defendeu e participou da criação do Consórcio Regional para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste Mineiro e a Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura, da ALMG. “Cerca de 70% dos municípios do Estado tem o café como principal atividade econômica. Precisamos estar sempre atentos e unidos por essa questão, independente de questões políticas”, ressaltou Ulysses, que defende também a reativação do Centro de Excelência do Café e recursos para o Fecafé. O evento, na época, aconteceu em Nova Resende e atraiu mais de 500 pessoas.
O consórcio foi impulsionado pelo apoio de 67 cidades que aderiram ao projeto com finalidade discutir e aprovar as políticas públicas para o setor cafeeiro do Brasil, entre elas o plano de unir toda classe para propor alternativas orçamentária para os municípios em defesa dos cafeicultores, dando condições de melhorar a economia Cafeeira, e antevendo possíveis crises que poderiam existir ao longo do tempo.
Em 2012, o deputado também integrou a delegação brasileira que foi a Londres, para a 108ª sessão do Conselho Internacional do Café e também propôs, ao então reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Marcelo Bregagnoli, o resgate do Centro de Excelência e transformá-lo em um Polo de Cafeicultura do Estado de Minas. “É um polo que poderia funcionar como um laboratório de referência, para os nossos produtores”, disse Ulysses.
Na foto, o deputado Ulysses durante evento que criou o Consórcio Regional para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste Mineiro e a Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura