Notícias

Camanducaia, Maria da Fé, Caxambu, Extrema e Gonçalves são destaques como destinos turísticos de inverno

Visão do topo do Pico Selado em Monte Verde distrito de Camanducaia é um refúgio arborizado e muito procurado principalmente no inverno foto AHPMV

Visão do topo do Pico Selado em Monte Verde: distrito de Camanducaia é um refúgio arborizado e muito procurado principalmente no inverno (foto: AHPMV/Divulgação)

A reportagem do jornal Estado de Minas, de 6 de julho, selecionou alguns destinos em Minas Gerais como opções turísticas no inverno.
Do Sul de Minas, Camanducaia, Maria da Fé, Caxambu, Extrema e Gonçalves tiveram destaque e foram citadas.

Abaixo a reportagem completa.

“Não vai dar para esquiar, montar boneco de neve ou viver algum clichê de inverno retratado em filmes norte-americanos. Mesmo assim, a estação mais fria do ano movimenta o turismo em Minas Gerais. Das românticas cidades incrustadas nas montanhas a fontes de águas termais, o estado é repleto de tradicionais destinos para quem gostar de curtir, no bom mineirês, um ‘friozim’.

E não dá para falar em inverno em Minas Gerais sem pensar em Monte Verde, pequeno distrito de Camanducaia, no Sul do estado. Encravado na Serra da Mantiqueira, o povoado é um refúgio arborizado, cercado por araucárias, pássaros e esquilos e a típica hospitalidade mineira. Suas casas com arquitetura alpina conferem um clima todo especial ao destino, conhecido por ser uma ótima opção de passeio romântico. Ecoturismo, esportes radicais, ótimos hotéis, pousadas e restaurantes garantem diversão para toda a família.

Para completar o pacote, o distrito abriga, de 2 a 23 deste mês, a quarta edição do Festival de Inverno de Monte Verde, promovido pela Prefeitura de Camanducaia. Shows, concertos, apresentações de rua e oficinas culturais gratuitas movimentam ainda mais a região, conhecida por se transformar durante os meses de julho e agosto pela alta procura pelos turistas, principalmente do estado de São Paulo. Um dos destaques do festival é a Casa da Gastronomia, que contará com uma vasta programação de cursos e oficinas para todas as idades e gostos.

Em todos os setores do distrito, há opções para diferentes públicos. A diária para hospedagem varia de R$ 180 a R$ 1.800. Nos restaurantes, o cardápio oferece desde a mais tradicional cozinha mineira até pratos típicos da culinária europeia. Para quem não se contenta em comer bem e tomar um vinho ou chocolate quente, passeios de jipe, a cavalo, tirolesa e trilhas ecológicas dão um toque de aventura ao destino. E não se esqueça: antes de voltar para casa, aproveite para levar alguns dos deliciosos produtos locais, como queijos, cervejas, geleias e chocolates.

Confira mais alguns destinos que o Turismo separou para você curtir o inverno em Minas!

 

EXTREMA foto SÉRGIO MOURÃO

EXTREMA Na divisa de Minas Gerais com São Paulo, Extrema é conhecida c omo a porta de entrada do estado. Localizada na Região Sul, a cidade tem um ar puro e clima agradável de montanha, cercada por cachoeiras e uma rica vegetação. Como a época não é propícia a banhos em cachoeiras, o melhor é aproveitar os ótimos hotéis e pousadas, os bares e restaurantes com comida típica de Minas e seu povo bastante hospitaleiro. Também é possível ter uma bela vista das montanhas da região na Pedra Sapo, com mais de seis metros de altura. Outra atração é o 7º Festival de Inverno de Extrema, durante os meses de julho e agosto, que levará apresentações de música, teatro e dança de grupos e artistas nacionais, garantindo diversão para toda a família. (foto: SÉRGIO MOURÃO/DIVULGAÇÃO)

maria da fe foto BETO NOVAES

MARIA DA FÉ Esse pequeno município detém o título de cidade com a temperatura mais baixa já registrada no estado (- 8,4°C, em 21 de julho de 1981). Também na Serra da Mantiqueira, Maria da Fé é conhecido internacionalmente pela produção de artesanato feito com a fibra de bananeira. As oliveiras na praça central completam o cenário de tranquilidade típico das pequenas cidades de Minas Gerais. Maria da Fé tem uma grande vocação para o turismo rural e o ecoturismo devido ao ambiente acolhedor da região e das belas fazendas, aliada à ótima gastronomia, cachoeiras e matas. Outra atração é Pico da Bandeira (não confundir com o outro Pico da Bandeira, bem mais famoso, localizado no Parque Nacional do Caparaó). (foto: BETO NOVAES/EM/D.A PRESS)

Fonte: Jornal Estado de Minas. Leia a reportagem clicando AQUI

Cadastre-se e fique por dentro do nosso mandato!

Iniciar conversa
Oi podemos ajudar???