Três Corações completa nesta segunda-feira (23/09) 135 anos de emancipação, recebendo uma homenagem do deputado estadual Ulysses Gomes. “Parabéns a toda população, por fazer parte da construção dessa importante cidade sulmineira, motivo de orgulho de todos nós”, disse o deputado. “Assim como os corações que dão nome à cidade, também há três versões sobre a origem desse nome”, observou Ulysses, referindo-se ao fato de que, enquanto muitos afirmam que a primeira igreja foi consagrada aos santíssimos corações de Jesus, Maria e José, há quem diga que tudo começou com uma história de três moças, conquistadas por boiadeiros. Por sua vez, uma terceira hipótese fala das três voltas do Rio Verde em torno do município.
“Fato é que Três Corações tem em abundância todos os elementos indispensáveis para a qualidade de vida das pessoas: é próspera, hospitaleira e culturalmente rica. Dentre tantas características e histórias exclusivas, por exemplo, Três Corações é a casa de Pelé”, completou Ulysses, que participa ativamente da vida da cidade desde seu primeiro mandato como deputado estadual, com visitas constantes para ouvir as demandas da população, reuniões, audiências e a destinação de emendas parlamentares, que resultam em melhorias diretas na vida dos moradores.
Dentre elas, estão as emendas que permitiram as obras de ampliação e melhoria no aeroporto, a aquisição de ônibus escolar e de dez caminhões (coletores de lixo, caminhões pipa e basculantes etc). Já outras emendas de autoria de Ulysses permitiram a liberação de recursos para reforma e ampliação do ginásio, aquisição de kits-feira e de equipamentos e eletrodomésticos para a Casa Lar, entre outras.
A Casa Pelé, importante ponto turístico, é uma réplica da primeira residência do Rei do Futebol, localizada à rua Edson Arantes do Nascimento, nº 1.000, bem no Centro de Três Corações. Ela foi reconstruída no endereço original com recursos do Ministério do Turismo, por meio de uma emenda do deputado Odair Cunha ao Orçamento da União, e inaugurada em 2012, com a presença do ex-jogador, do parlamentar e de centenas de tricordianos.
A palavra “tricordiano”, por sua beleza e excepcionalidade entre os gentílicos de municípios brasileiros, já foi objeto de análises e elogios, inclusive em livro do professor Pasquale Cipro Neto.
Assessoria de comunicação do deputado estadual Ulysses Gomes