O deputado estadual Ulysses Gomes participou, nesta semana, de novas reuniões com secretários de Estado. Os encontros, realizados na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, fazem parte do Assembleia Fiscaliza, que é uma prestação de contas do Poder Executivo para o Legislativo, criada pela ALMG, para que os deputados possam fiscalizar de perto as ações e gastos do Governo.
Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Na segunda-feira (14/10), o Assembleia Fiscaliza foi aberto recebendo a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, para tratar das ações do Governo de Minas nesse setor. Um dos principais tópicos da reunião foi o pagamento de indenizações a produtores rurais atingidos pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, bem como avanços nos cadastros e licenciamentos digitais em implantação.
Essas cobranças são feitas a partir dos compromissos assumidos pela própria secretária, em junho deste ano, quando foi realizado o primeiro ciclo do Assembleia Fiscaliza.
Fazenda
O principal questionamento na audiência com o secretário de Estado da Fazenda, Gustavo Barbosa, foi a aplicação do mínimo constitucional na saúde. A reunião aconteceu na quinta-feira (17/10), na ALMG.
Hospitais regionais estão sofrendo com o corte de recurso. A expectativa é que a Secretaria da Fazenda explicite os recursos aplicadas no setor, de forma a garantir que sejam investidos, no mínimo, os 12% da receita de impostos estabelecida na Constituição.
Mais reuniões
Desde segunda-feira passada (07/10), o deputado participou de uma série de reuniões com chefes e lideres de diversas pastas do Executivo estadual.
Em cada reunião, o parlamentar ouviu o secretário estadual de uma determinada área para cobrar e fiscalizar os investimentos do Governo de Minas ou a falta de investimentos, como é o caso da Educação e da Saúde, áreas prioritárias, que tiveram seus repasses reduzidos no Governo Zema, o que fere a Constituição, gerando prejuízos à população.
Assessoria de comunicação do deputado estadual Ulysses Gomes