O deputado estadual Ulysses Gomes esteve, nessa segunda (18) e terça-feira (19/11), em São Paulo, para o encontro de coordenadores da Articulaçao Brasileira pela Economia de Francisco.
Durante o evento, Ulysses Gomes participou de uma roda de conversa com as Juventudes rumo a Assis. Além desse espaço, outras rodas de conversas discutiram os temas: Educação, Finanças, Redes, Desenvolvimento e Economia.
No fim dia, foi apresentada a Carta Brasileira pela Economia de Francisco e Clara. As discussões terão como resultado um relatório final de contribuições do Brasil para o Congresso de Assis.
Mais encontros
Na semana passada, em Belo Horizonte, o deputado participou de um Seminário sobre o tema com Dom Joaquim Mol. Já no fim deste mês, acontecerá um encontro na região do Sul de Minas.
Sobre a Economia de Francisco
A Economia de Francisco é a primeira articulação mundial convocada pelo Papa Francisco e ocorrerá em março de 2020, em Assis, na Itália. O Papa é assessorado diretamente por dois prêmios Nobel em Economia: Amartya Sen (Nobel de 1998) e Joseph Eugene Stiglitz (Nobel de 2001).
O objetivo do Encontro Nacional é reunir intelectuais, estudantes e jovens, movimentos sociais e ativistas das várias experiências do Brasil em geração de renda e produção sustentável como alternativas à economia geradora de desigualdades e dilapidadora da natureza.
O Papa Francisco convocou economistas, empreendedores e empreendedoras, jovens de até 35 anos, lideranças comprometidas e dispostas a pensar novas formas econômicas no mundo. Em carta divulgada em maio, o pontífice intuiu o objetivo deste chamado. “Através de um ‘pacto’ comum, promoveremos um processo de mudança global que esteja em comunhão de intenções não só aos que têm o dom da fé, mas a todos os homens de boa vontade, para além das diferenças de crença e nacionalidade, unidos por um ideal de fraternidade e atentos, sobretudo, aos pobres e excluídos”, escreve Santo Padre Francisco.