Faltando uma semana para o fim do período de inscrições dos interessados à designação para o exercício na rede estadual de ensino em 2017, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) já conta com mais de 500 mil inscrições registradas no site www.designaeducacao.mg.gov.br. As inscrições podem ser feitas até o dia 07 de dezembro e são abertas a todo profissional que se interessar em concorrer a uma vaga de designado em uma escola estadual no ano que vem.
“Nós já alcançamos, às 10 horas desta quarta-feira (30/11), um total de 514.296 inscrições, o que está dentro do previsto. Essas inscrições correspondem a 307.089 pessoas cadastradas, vale dizer, CPFs. Cada um dos cadastrados pode apresentar até três inscrições. Com esses números de pessoas cadastradas e de inscrições, temos uma média geral de 1,67 inscrições por cadastro. Acreditamos que esta média deve aumentar nos próximos dias”, destaca o subsecretário de Gestão de Recursos Humanos, Antonio David de Sousa Junior.
Os candidatos podem fazer o cadastro no sistema e realizar a inscrição em um segundo momento, mas devem ficar atentos aos prazos. “As pessoas podem simplesmente se cadastrar, indicando os dados básicos que o sistema exige e deixar para fazer a sua inscrição em um segundo momento. Temos nessa condição pouco mais de 40 mil pessoas, algo em torno de 13% do total de cadastrados, que ainda não fizeram nenhuma inscrição. A inscrição só é finalizada quando, além das informações exigidas para o cadastro inicial, o candidato registra o cargo de interesse e a localidade pretendida e ainda a escolaridade e habilitação que possui, compatíveis com o cargo indicado”, alerta Antonio David.
O subsecretário também ressalta que não foram identificadas ocorrências na realização das inscrições. “Completamos dez dias em que o sistema de inscrição para designação está em funcionamento. Ele roda continuamente desde as 9 horas do dia 21 de novembro, 24 horas por dia e sete dias por semana, acumulando aproximadamente 220 horas consecutivas em atividade. Está tudo correndo dentro do previsto e não temos nenhuma intercorrência digna de registro no funcionamento do sistema”, concluiu.
Os critérios e procedimentos para inscrição e classificação de candidatos à designação para o exercício da função pública na rede estadual de ensino constam na Resolução SEE nº 3.118, de 17 de novembro de 2016.
Inscrições
As inscrições deverão ser feitas no site www.designaeducacao.mg.gov.br até às 23 horas do dia 07 de dezembro. Será possibilitado ao candidato corrigir as informações durante todo o período da inscrição. A cada correção será emitido um novo comprovante com as alterações processadas. Os candidatos serão classificados de acordo com os últimos dados informados.
Os candidatos à designação poderão inscrever-se para as seguintes funções: Analista de Educação Básica (AEB) – nas habilitações de Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo ou Terapeuta Ocupacional; Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANE/IE); Assistente Técnico de Educação Básica (ATB); Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB); Especialista em Educação Básica (EEB) – Orientador Educacional ou Supervisor Pedagógico; e Professor de Educação Básica (PEB).
Antes de iniciar o processo, o candidato deverá certificar-se da existência, no município, da função e modalidade de ensino para a qual pretende se inscrever. Ele poderá realizar até três inscrições, de livre escolha. A inscrição efetivada para o município permitirá ao candidato concorrer às vagas em todas as escolas estaduais localizadas na sede e nos distritos, para as quais existam as vagas pretendidas.
As informações inseridas pelo candidato no ato da inscrição, que resultarão na sua classificação, deverão ser comprovadas no ato da designação. Não serão aceitas inscrições realizadas por meios diferentes do estabelecido pela Resolução.
Novidades
A Resolução traz novidades para os candidatos. Uma delas é que a partir deste ano os auxiliares de serviços de educação básica (ASB) poderão realizar até três inscrições, assim como os demais. Antes eles podiam se inscrever apenas uma vez.
Outra novidade importante é que a contagem de tempo relativa ao período de 1º/07/2014 até 30/06/2016 será apurada pelo Sistema de Administração de Pessoal – SISAP e submetida à validação do candidato. Caso concorde com o tempo indicado para esse período de tempo, o candidato será dispensado da apresentação de qualquer documentação comprobatória.
Fonte: SES MG