Notícias

Em Piranguçu, universitários levaram novos conhecimentos para mais de 100 produtores da região

dia-de-campo-pirangucu-19-1024x683

Uma iniciativa do curso de Veterinária, da Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI), ofereceu a segunda edição do Dia de Campo, em Piranguçu. Com apoio e parceria da Emater e da Prefeitura Municipal de Piranguçu, mais de 100 produtores rurais da região tiveram a oportunidade de receber consultoria técnica sobre a ‘Bovinocultura atuando na agricultura familiar’.

Realizado no Parque de Exposição da cidade, o evento aconteceu na tarde de quarta-feira, dia 9, e teve como dinâmica a explanação de quatro assuntos, apresentados por alunos do segundo ano do curso de Veterinária. “Foram abordados os seguintes temas: ‘Nutrição do pré-parto’, ‘Principais cuidados com neonatos’, ‘Intervalo entre partos’ e ‘Manejo de colostro’”, explicou o coordenador do curso e professor da disciplina Extensão Rural da Fepi, Leonardo Rennó.

De acordo com ele, é uma oportunidade também para os alunos aprenderem na prática um assunto que só verão daqui a dois anos. “Orientamos os agricultores para melhorar a produtividade, mas os alunos têm também essa chance de conhecê-los, ver a realidade de perto e aprofundar nas soluções dos problemas”, acrescentou Leonardo. “Sem contar que ajuda no ‘falar em público’ de nossos alunos”, lembrou.

Os produtores foram divididos em grupos que se alternaram para que todos assistissem as quatro palestras. Para o professor, a participação do produtor em um evento desse traz um diferencial para a região, para a qualidade do leite, por exemplo, de nossas cidades. “Raramente eles contratam um veterinário para ir na propriedade deles, as vezes pelo preço, pelo medo ou mesmo pela simplicidade deles. São pequenos produtores que aqui ganham orientação técnica, gratuita, e ainda interação com as cidades vizinhas, nivelando as informações”, completa.

Estavam presentes no evento o prefeito municipal, Alexandre Augusto Ramos; o gerente regional da Emater (Pouso Alegre), Fábio Firmo; coordenador técnico de bovinocultura da Emater, Alexandre Augusto Kurachi; vice-presidente da Associação Agropecuária de Piranguçu (AAPP), Henrique Costa e a secretária da Emater Piranguçu, Ana Paula Antunes Ramos. “Esse evento só está sendo realizado por causa das parcerias, pela nossa união”, declarou Fábio Firmo, da Emater Regional.

Registra-se ainda a participação da Emater de outros municípios e seus representantes: Camanducaia(Gildásio), Sapucaí Mirim (Poliana), Wenceslau Braz (Ronaldo), Brazópolis (Augusto), Conceição dos Ouros (Gerônimo) e Piranguinho (Edgar).

58251ebc444e6

Fonte: Prefeitura Municipal de Piranguçu

 

Cadastre-se e fique por dentro do nosso mandato!

Iniciar conversa
Oi podemos ajudar???