Notícias

Festa do Marmelo, em Delfim Moreira, terá festival gastronômico

A segunda edição da Festa do Marmelo, que acontece em Delfim Moreira, terá um festival gastronômico como atração. Com abertura prevista para o dia 21 e encerramento no dia 24 de abril, o evento é realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e do Departamento de Turismo e acontecerá no Parque de Exposições (antiga fábrica da Cica).

E, para este ano, outro atrativo do evento será o concurso gastronômico com pratos elaborados com produtos locais, seja o marmelo ou outras especiarias da região como pinhão, queijos e truta. Participarão desta atividade proprietários de restaurantes, bares e similares com pratos salgados e donas de casa com sobremesas, doces e quitandas.

De acordo o prefeito municipal, Fernando Coura, a ‘estrela’ da Festa é a Sopa de Marmelo, elaborada ao vivo e distribuída gratuitamente durante os quatro dias do evento. “É uma das ações que fazemos para promover a salvaguardar a sopa que é um patrimônio cultural imaterial da cidade. É também um momento de relembrar da época da abundância da fruta, das fábricas, da sopa”, declarou ele. Os visitantes terão ainda a marmelada artesanal para degustar.

No século passado quando os marmelais circundavam quase todo o território de Delfim Moreira, nas encostas da Mantiqueira, a Sopa de Marmelo adentrava no ambiente doméstico e conquistava o paladar das famílias.  E neste universo, ela vem sendo repassada de geração a geração. Quente ou fria, com mais ou menos queijo, com farinha artesanal ou industrializada, ela sempre fica deliciosa. A secretária municipal de Educação e Cultura, Edméia Alkmin, uma das mentoras para a documentação do estudo da Sopa, enfatiza a importância deste bem imaterial: “A Sopa representa costumes e tradições experimentados entre diversos habitantes ao longo do tempo, apresentando-se como um significativo elo entre o presente e o passado da cidade e a Festa revitaliza a prática deste hábito alimentar que faz parte da história local e ajuda construir identidades individuais e coletivas”.

Haverá equipe do Senac Móvel com oficinas culinárias; aula show com professores da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), de Pouso Alegre; shows com bandas e artistas regionais todas as noites mais as feiras de artesanato.

Receita da Sopa (texto original)

  • Ferve-se 01 a 03 litros de água com açúcar (03 colheres de sopa);
  • Lavam-se 6 a 7 marmelos maduros (até sair os pequenos pelos que cobrem sua superfície) para depois descascá-los;
  • As frutas devem ser cortadas ao meio para retirar a semente, em seguida devem ser picadas;
  • Enquanto todos os marmelos são repartidos, os pedaços precisam ser armazenados em uma bacia com água levemente salobra para que não fiquem escurecidos;
  • As frutas picadas devem ser novamente lavadas antes de serem jogadas ao tacho de água fervente;
  • Quando a água assumir a característica de um caldo (ralo), mistura-se a farinha de milho (a gosto) para se chegar à consistência de um mingau;
  • Acrescenta-se açúcar a gosto;
  • Ao atingir o ponto, desliga-se o fogo;
  • Pica-se uma porção de queijo curado (a gosto) para forrar o prato individual – o queijo também pode ser despejado na travessa, mas nesse caso deve-se tampá-la por alguns minutos;
  • Por fim, o quitute é servido com pitadas de canela ou cravo da índia.
marmelo
Por Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas (por Maria Paula Feichas) com informações da Assessoria Ana Beraldo

Cadastre-se e fique por dentro do nosso mandato!

Iniciar conversa
Oi podemos ajudar???